INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Supervisor Tricolor visita Projeto Gol de Placa

Renneé Fontenele
(25/01/2018)

Supervisor Romilson conversou muito com o grupo. (Foto/Erylson Sousa)
A garotada do Projeto Gol de Placa recebeu, na última terça-feira (23), a visita do Supervisor Tricolor. Na ocasião, Romilson conversou com os fraldinhas, ressaltando a importância do Projeto.

domingo, 21 de janeiro de 2018

Parnahyba estreia no piauiense vencendo o Flamengo

Parnahyba vence o Flamengo pelo placar de 3 a 2 e assume temporariamente a liderança do piauiense 2018.

Marcos Gasolina comemora o segundo gol do Parnahyba com a bola em baixo da camisa.
Parnahyba e Flamengo-PI se enfrentaram na tarde deste domingo (21) no estádio Dirceu Arcoverde, o Verdinho, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Piauiense de 2018. Um jogão de bola com cinco gols.

O vice-campeão piauiense recebeu o Flamengo em Parnaíba e iniciou a partida pressionando a raposa e logo aos 18 minutos numa tabela com Fabinho, Junior Daniel deixou Juninho Pindaré na cara do goleiro Wagner Bueno para marcar o primeiro gol do Parnahyba no piauiense. O Parnahyba permanecia melhor não deixando o Flamengo respirar e aos 39 minutos numa bela troca de passes dentro da área Marcos Gasolina chuta bonito para os fundos da rede de Wagner Bueno marcando o segundo do tubarão.

O segundo tempo inicia com o Flamengo bem melhor e tentando diminuir e aos 13 minutos Levi recebeu dentro da área, de frente para o gol diminuindo para o. Flamengo. A Raposa permanecia melhor e aos 27 minutos Evandro chutou fraco da direita, mas César falha e aceita o gol de empate do Flamengo. O empate faz o time Azulino acordar na partida e logo em seguida, 4 minutos depois de tomar o empate, Marcos Gasolina pega um rebote da entrada da área e chuta forte para marcar o terceiro do Tubarão dando números finais a partida.

Parnahyba: César, Fabinho Sergipano, Gilmar Baiano, Miltão e Rian (Manoel Chuva); Felipe Silva, Marcos Gasolina, Juninho Pindaré e Idelvando (Messinho); Jânio Daniel (Alex Santos) e Fabinho. Récnico: Sérgio China.

Flamengo-PI: Wagner Bueno, Leonardy (Sahar), Alessandro, Alisson e Fred; Marcos (Pimentel Jhelyson), Bruninho, Rafael Piauí, Edílson (Gabriel) e Levi; Evandro. Técnico: Nivaldo Lancuna.

O árbitro principal foi Antônio Dib Moraes de Sousa auxiliado pelos assistentes Mauro Cezar Evangelista de Sousa e Antônio Sergio de Sousa Araújo. O quarto árbitro ficou a cargo de Edimar da Silva Leite.

O Parnahyba volta a jogar no próximo sábado, dia 27 de janeiro, diante do 4 e Julho na Arena Yatacoatiara, em Piripiri.

Piauí 1 X 1 Altos: As duas equipes se enfrentaram no estádio Albertão, em Teresina. O Piauí marcou com Erinaldo aos 15 do primeiro tempo e Altos empatou aos 12 do segundo tempo com Wagner.

River e 4 de Julho se enfrentam logo mais às 18 horas também no Albertão para completar a primeira rodada.

sábado, 20 de janeiro de 2018

Sub-19 e Sub-17: manhã de treino para a garotada tricolor

Renneé Fontenele
(19/01/2018)

Treino tricolor aconteceu no estádio Pedro Alelaf. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
No estádio Pedro Alelaf, a manhã desta sexta-feira (19) foi de muito trabalho para a garotada do Sub-19 e Sub-17 do Ferrão do Delta. Os atletas fizeram um coletivo de dois tempos de 40 minutos, com muito toque de bola e algumas pausas necessárias.

Coletivo entre Sub-19 e Sub-17 durou 80 minutos. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Conforme frisou o treinador Ederlan Moraes, o Sub-19 está forte e ainda receberá mais atletas na próxima semana.

Treinador Ederlan Moraes conduziu o Sub-19 diante do Sub-17. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“ Nós temos um grupo muito forte (...) e temos uma base sólida para o Piauiense. Estamos esperando o treinador e o complemento do time... 

Ederlan Moraes: "Hoje, temos um grupo muito forte". (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Hoje, estamos treinando com vinte meninos, tanto na parte física com o professor Filho Silva quanto na parte tática comigo”, disse Ederlan Moraes, treinador interino do Sub-19.

Antes do coletivo, Filho Silva aqueceu todo o grupo. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Filho Silva, preparador físico, falou que o grupo terá um desenvolvimento físico melhor na próxima semana, momento cuja análise poderá ser feita com maior propriedade.

Otimista, Filho Silva acredita num Ferrão mais competitivo em 2018. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Eles estão sentindo um pouco ainda a musculatura, mas, a partir da semana que vem, os atletas terão um rendimento muito melhor, até porque será o momento em que nós iremos começar um trabalho direcionado pra competição, onde teremos condições realmente de vermos se nossas expectativas serão alcançadas”, destacou Filho Silva, preparador físico tricolor.

Presidente Rodney Spindola falou com o grupo ao final do coletivo. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Ao final, presidente Rodney Spindola se fez ouvir e falou aos atletas acerca da dinâmica que deverá haver nos treinamentos, sobretudo agora, dada a relevância do comprometimento de todo o grupo, visando, claro, o certame estadual que está por vir.

Treinador do Sub-17, Edinho Fernandes, realizou, também, trabalho com os arqueiros do Ferrão, já que o preparador de goleiros, Lucas Vinícios, se encontra em recuperação. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
As categorias de base do Ferroviário Atlético Clube vêm se preparando de maneira satisfatória, visando competições futuras, como o piauiense Sub-19 que iniciará em fevereiro. 

Presidente Rodney Spindola em conversa com o grupo tricolor. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
A partir da segunda-feira próxima (22), o grupo ferrense fará treinamentos intensivos, tanto no CT Cobrasil quanto no estádio Pedro Alelaf. 

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Já estão abertas as inscrições para o Carnaval 2018 de Parnaíba


Estão abertas as inscrições para o Carnaval 2018. A inscrição deve ser feitas na Superintendência Municipal de Cultura, situada no prédio do Casarão Simplício Dias da Silva, na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Armazém Paraíba.


As inscrições são para as categorias de escola de samba, bloco carnavalesco, além da corte (Rei Momo e Rainha do Carnaval. Melhor fantasia e Rainha Gay).

Para outras informações, procurar a Superintendência de Cultura da Prefeitura de Parnaíba.

“Roland Jacob funcionará como escola de tempo integral” - informa o secretário Carlos Eduardo



Com o início do ano letivo marcado para o dia 19 de fevereiro, o secretário interino da educação, Carlos Eduardo Araripe, disse que as matrículas continuam sendo efetuadas, “e a procura tem nos surpreendido, maior do que o esperado, para a nossa satisfação”, disse.

Sobre as filas que eventualmente têm surgido, formadas por pais em busca de vagas para seus filhos, ele disse concordar com o pensamento da secretária Gracinha, da Infraestrutura, que avalia filas como o resultado do bom desempenho das escolas municipais em 2017 e que “ao invés da evasão escolar, colégios da rede pública municipal agora têm filas porque os pais acreditam na gestão do prefeito Mão Santa, pelo fato dele investir mais na qualidade do ensino, no esporte, na cultura, merenda escolar de qualidade, transporte escolar e melhorias no ensino e nas instalações físicas das escolas”.

Carlos Eduardo complementa dizendo que “em algumas escolas, pela procura por matrículas ser grande, estamos fazendo algumas adequações físicas para atender a todos”, salienta, arrematando: “Nós encontramos em parte da educação alguns probleminhas que estão sendo sanados, são solucionáveis. E vamos começar 2018 melhores do que iniciamos em 2017”.

Ele disse também que a Prefeitura prossegue com obras de reforma e manutenção das escolas do município, embora tenha havido a desistência de uma das empresas que estavam participando. “Mas já foi tudo licitado novamente. E hoje mesmo estivemos com a diretora da Escola August Bauer e ela nos levou essa preocupação. E nós demos a ela a garantia de que até o final de janeiro a gente vai iniciar a reforma daquela Escola”, frisou.

Carlos Eduardo informou ainda que todos na Seduc estão determinados a fazer cumprir a meta desejada pelo prefeito Mão Santa, que é promover nas escolas uma educação modelo, de qualidade. “A Escola Roland Jacob, por exemplo, vai funcionar em tempo integral. Os alunos chegarão cedo, pela manhã e irão embora no final da tarde, com suas tarefas prontas. Além disso eles vão ter aulas de arte e cultura, porque conseguimos aprovar, no Conselho Municipal de Educação, a cultura como disciplina. E vamos procurar fazer cada vez mais”, pontuou o secretário, agradecendo a todos da educação “que nos ajudaram bastante na apresentação do coral de mil vozes, que se apresentou na Praça da Graça. Foi um espetáculo belíssimo que vamos continuar procurando fazer cada vez melhor”.

Supcom

Prefeitura propõe ao MP Ação Civil Pública contra a Agespisa para distribuição de água potável no Olho D'água


A prefeitura de Parnaíba, através da ASERPA - Agência Parnaibana de Regulação dos Serviços Públicos, enviou nesta sexta-feira (12) novo ofício à Promotoria de Justiça dos Direitos Difusos e Coletivos, solicitando providências do Ministério Público para que sejam solicitadas da Agespisa as explicações convincentes sobre os motivos da não implantação de necessária tubulação que venha garantir abastecimento de água aos munícipes da localidade Olho D'água, que em decorrência dessa omissão sofrem com a falta de água potável. Em ofício anterior, a Aserpa já pediu apoio para que o Promotor Cristiano Peixoto solicitasse da Agespisa informações sobre projetos para o abastecimento de água em outra área da zona rural, que compreende os povoados, ao longo da BR-343: Km 8,12 e 16, além dos Povoados Cajueiro, Monte Alegre e Lagoa do Prado.

De acordo com o Procurador da Aserpa, advogado Lizandro Ayres Furtado, foi enviado pela prefeitura ofício fazendo essa solicitação à Agespisa, ao qual foi respondido que “foi elaborado projeto técnico para ampliar a rede de distribuição de água em Parnaíba, no sentido de atender a localidade Olho D'água, mas o projeto não foi apresentado à Aserpa”. No ofício é citado que a empresa já implantou 3.500 metros de tubulação e que será instalada uma elevatória, tipo booster, até o final do mês de janeiro de 2018, para atendimento daquela localidade. “Mas a Agespisa não informou quando será implantado o restante da tubulação, necessária para garantir água para todos os munícipes do local, pois somente uma parte das pessoas residentes ali recebe água encanada, por falta de tubulação suficiente para garantir o abastecimento”, informa o procurador Lizandro Ayres em seu ofício, solicitando ao Ministério Público que exija da Agespisa o seguinte:
  1. a) Que a Agespisa apresente ao representante do Ministério Público Estadual cópia do projeto técnico mencionado no ofício de resposta onde é relatado já ter sido elaborado para ampliação da rede de distribuição de água em Parnaíba, no sentido de atender a localidade Olho D'água; b) Que informe quantos metros de tubulação ainda necessitam ser implantados para garantir o abastecimento de água encanada a todos os munícipes residentes na localidade Olho D'água; c)  Qual o prazo para início da execução do projeto e conclusão da obra de implantação de tubulação para garantir o abastecimento de água encanada a todos os munícipes residentes na localidade Olho D'água; d) Que o Ministério Público, caso seja necessário, mova a competente Ação Civil Pública contra a Agespisa para que seja compelida a garantir o fornecimento de água encanada a todos os munícipes residentes na localidade Olho D`água.

Coordenador do Projeto Gol de Placa agradece a Prefeitura pela limpeza do campo

Renneé Fontenele
(12/01/2018)

Erylson se utilizou da rede social para agradecer a Prefeitura. (Foto/Facebook)
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Foi deste modo que o Coordenador do polo Santa Luzia, do Projeto Gol de Placa, Erylson Sousa, pensou quando houve a necessidade de uma limpeza do campo da Lagoa do Bebedouro em Parnaíba. Grande parte do espaço estava ocupada por um lixão.

Ferrim: futsal tricolor inicia os trabalhos

Renneé Fontenele
(12/01/2018)

Grupo tricolor de Futsal. (Foto/Edinho Fernandes)
O ano de 2018 está gerando muitas expectativas. É pensando na plenitude da família ferrense que a diretoria do Ferrim vem apoiando as diversas modalidades, não se restringindo às categorias de base e ao profissional, incentivando também o Handebol e o Futsal.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Academia Evolução sempre com o Ferrim

Renneé Fontenele
(10/01/2018)
Grupo tricolor na Academia Evolução. (Foto/Arquivo tricolor)
Todo clube tradicional necessita de um trabalho equivalente à sua grandeza. Não é à toa que o Ferroviário Atlético Clube tem uma parceria com a Academia Evolução em Parnaíba, uma das melhores de todo o litoral piauiense.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Imagens exclusivas da Reapresentação tricolor na tarde de ontem

Redação
(09.01.2018)
























Visando Piauiense, Ferrim se reapresenta no CT

Renneé Fontenele
(08/01/2018)

Reapresentação do Ferrim no CT Cobrasil. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Após o recesso de final de ano, o grupo tricolor voltou aos trabalhos na tarde desta segunda-feira (8). Na expectativa do estadual sub19, o Ferroviário Atlético Clube retornou aos gramados do CT Cobrasil e retomou as atividades. Antes, porém, a diretoria apresentou aos atletas o treinador do sub 17, Edinho Fernandes.

Parte do elenco tricolor. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Buscando um grupo compacto e, principalmente, qualificar ainda mais o plantel, o elenco revelou caras novas: além de outros atletas, jogadores aprovados da última peneira.

Grande parte do elenco já é do conhecimento da torcida ferrense. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
A semana será de avaliação, como afirmou Filho Silva, preparador físico tricolor, além de falar sobre a importância de sua contribuição e a expectativa do comandante técnico que conduzirá o sub 19 no estadual.

Filho Silva, preparador físico do Ferrim. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Hoje a gente começou a avaliar o condicionamento aeróbio, a resistência deles... Amanhã e depois, faremos alguns testes de força e agilidade, pra que a gente possa sistematizar nosso trabalho... Pra gente é uma alegria muito grande estar contribuindo para a formação dos meninos e a gente só tem a ganhar como pessoa quanto profissional... Todo início tem uma certa euforia, mas a gente precisa esperar um pouco mais pra saber se essa expectativa vai ser alcançada... 

Filho conversou bastante com os atletas, antes das atividades. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
A esperança que a gente tem é a de que este ano seja bem melhor, que nós tenhamos um apoio maior, que venha um técnico com nova filosofia, com uma visão mais elevada que busque, realmente, alçar voos mais altos dentro do Ferroviário e que a gente possa contribuir da melhor maneira possível”, ponderou Filho.

Edinho Fernandes, Técnico do Sub17. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
O novo comandante do sub17 falou aos atletas acerca do seu trabalho e comentou, no intervalo da atividade, que agarrará a oportunidade que o clube lhe deu, já que, para ele, significa uma honra poder defender as cores do tricolor parnaibano. Honrado com a proposta do presidente Rodney Spindola, Edinho ainda citou a grandeza do clube e seu principal objetivo: ser campeão com a camisa ferrense.

Edinho também conversou com o grupo Sub17. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Está sendo excelente o meu primeiro dia no Ferroviário. A garotada muito promissora... e eu não poderia deixar essa oportunidade passar. Eu acho que é o sonho de qualquer treinador e o que me faz estar aqui hoje é esse desejo, essa garra, essa vontade que sempre tive de mostrar o meu talento, a minha visão técnica... O Ferroviário é grande, tem história e, quando criança, acompanhei muitos jogos, muitos títulos do Ferroviário e a grandeza do clube me motivou ainda mais (...), vestir essa camisa, resgatar a história do Ferroviário, poder ser um dos comandantes dessa garotada, que são os soldados (eu sempre digo isso onde ando)... Quem vence a batalha não é o comandante, são os soldados... 

"Quero ser campeão no Ferroviário", pontuou Edinho Fernandes. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Confio no meu trabalho, na diretoria, na comissão técnica, nos atletas, nas pessoas que fazem o Ferroviário, na torcida que é apaixonada... Estou disponível e peço a Deus que nos abençoe e vamos resgatar a grande história que esse clube tem e alcançar nosso objetivo que é ganhar títulos. Graças a Deus, onde eu fui, consegui ser campeão, e aqui não vai ser diferente”, afirmou Edinho Fernandes, técnico do sub17 tricolor.

Ricardo Freire (Diretor de Futebol), Rodney Spindola (Presidente), Filho Silva (Preparador Físico), Ederlan Moraes (Técnico do Sub19) e Lucas Vinícios (Preparador de Goleiros). (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Após apresentação e algumas atividades iniciais, o presidente do Ferrim, Rodney Spindola, observador que é, destacou a qualidade técnica de todo o grupo, enfatizando a necessidade de alguns ‘ajustes’.

Trabalho com os arqueiros tricolores. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Nossa reapresentação hoje foi muito boa, todos os jovens compareceram, inclusive dividimos o grupo em duas categorias, com duas comissões técnicas distintas, pra que a gente possa, realmente, dar chances a todos. A gente pretende aprimorar, dar chances pra que todos desenvolvam o trabalho, revelando atletas... 

Coletivo inicial já revelou valores coletivos. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Estou muito satisfeito com o que vi aqui, porque o Ferroviário hoje está com um potencial muito bom, mas precisa aprimorar, lapidar e, por isso, as duas categorias, pra que esse trabalho tenha uma produtividade mais rápida”, disse Rodney Spindola.

Presidente tricolor, Rodney Spindola. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
O presidente também falou a respeito de Edinho Fernandes, citando o seu potencial e sua maneira de trabalhar. Para o presidente, Edinho chegou em boa hora, fortalecendo o grupo ainda mais.

Aqui, Edinho conversa com Ricardo Freire e Rodney Spindola. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“O Edinho, como é do conhecimento de todas as pessoas que trabalham com o esporte em Parnaíba e cidades vizinhas, é capaz, consegue agregar valores, e isso para o Ferroviário foi um ganho. Eu acredito que, com trabalho do Edinho de um lado e, de outro, o trabalho do Ederlan, do Filho e do treinador futuro, a gente só tem a crescer. 

Ederlan Moares, treinador do Sub19. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
O nosso objetivo é montarmos um time competitivo, ganharmos a vaga para a Copinha e revelarmos atletas, conseguido encaixá-los em grandes clubes do futebol brasileiro”, finalizou Rodney Spindola, presidente do Ferroviário.

"Queremos um Ferrim ainda mais forte no piauiense desta temporada", falou Rodney Spindola. (Foto/Renneé Fontenele)
Amanhã (9), os trabalhos no CT continuarão e uma parte do grupo tricolor estará na Academia Evolução com Filho Silva.