INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Inauguração da reforma e ampliação da UBS Adaltro Parentes Sampaio

A UBS Adaltro Parentes Sampaio, Módulo 41 tem Islandia como enfermeira chefe e a Dra Sara como médica.

A banda municipal Simplício Dias da Silva deu um show durante a inauguração
No final da tarde desta sexta-feira, 26 de abril de 2019 foi realizada a cerimônia para marcar a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Adaltro Parentes Sampaio (Módulo 41) na rua Projetada 200 na Baixa do Aragão, em Parnaíba.
Novas cadeiras de rodas foram entregues nas UBS`s
Além da reforma e ampliação a UBS recebeu novos móveis e equipamentos. Estiveram presentes a inauguração o prefeito municipal de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa (Mão Santa) acompanhado dos vereadores Carlson Pessoa, Joãozinho do Trânsito, secretários, assessores e da secretária municipal de saúde Rejane Mendes.




Por: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Fragmentos da história de Maria Padilha: a feiticeira das pomba-gira 🌹🌹🌹 Laroiê !!!

Maria Padilha é a pomba-gira mais procurada nos terreiros. Com fama de feiticeira, seu charme e seus encantos chamam a atenção de homens e mulheres na busca por atrair seu grande amor. O que a maioria dos consulentes não sabe, porém, é a sua verdadeira história: encarnada como Maria de Padilla, sedutora e feiticeira, conquistou o coração do rei D. Pedro I para sempre, morrendo eternizada como Rainha.
Segundo pesquisas históricas, Maria de Padilla teria nascido no ano de 1334, em Palencia, na Espanha. É apresentada ao Rei por João Afonso de Alburquerque e se torna dama de companhia da mãe de D. Pedro, Dona Maria I. Com o tempo, Maria de Padilla torna-se amante do rei e passa a influenciá-lo nas mais importantes decisões do castelo. Pertencente a uma família castelhana, os Padilla, o nome de Maria Padilha seria eternizado em brasão posteriormente a sua morte.


Através da história da Maria Padilha é possível perceber que ela não era uma mulher qualquer. Com fama de feiticeira, muitas fontes afirmam que ela teria se utilizado de fortes feitiços para conquistar o coração de D. Pedro I. Diz-se que, junto de uma árvore, Maria Padilha teria deixado um feitiço de amor feito com um espelho, através do qual o Rei se olhou e, enfeitiçado, se rendeu à paixão da jovem moça. Há outros relatos que dizem que ela aprendeu a ser feiticeira com um judeu cabalista, que andava com um capote negro com desenhos de sinais ( na época secretos) de magia negra.🌹🌹🌹❤️

Prefeito Mão Santa convida Presidente da fiepi Zé Filho pra o dia do trabalhador

Presidente da Fiepi, Zé Filho, foi recebido na manhã desta segunda-feira pelo prefeito Mão Santa. E recebeu dele o convite para se integrar às comemorações do Dia do Trabalhador, que a prefeitura vai realizar, inclusive com recepção ao Ministro da Cidadania, Osmar Terra, que vem para a inauguração do "CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) João Paulo dos Reis Velloso", no Conjunto Dom Rufino II.


sexta-feira, 26 de abril de 2019

Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, se reúne com empresários na FIEPI

Em seu discurso, o presidente da FIEPI, Zé Filho, enumerou a Mourão alguns pontos importantes para o desenvolvimento do Estado e que representam os anseios dos segmentos produtivos_


   
O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, esteve na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), nesta sexta-feira (26), onde participou de solenidade e almoço com o presidente da instituição, Antonio José de Moraes Souza Filho, empresários do segmento industrial e convidados.


Em seu discurso, o presidente da FIEPI, Zé Filho, enumerou ao vice-presidente alguns pontos importantes para o desenvolvimento do Estado e que representam os anseios dos segmentos produtivos, tais como: a conclusão da Ferrovia Transnordestina e dos Tabuleiros Irrigados Litorâneos; além da instalação do Porto Seco de Teresina. Defendeu, sobretudo, o trabalho desenvolvido pelo Sistema "S" em todo país.


“O Estado do Piauí há vários governos não recebe uma obra estruturante que possa contribuir de forma significativa para alavancar o nosso desenvolvimento. A Ferrovia Transnordestina, por exemplo, que beneficia diretamente a infraestrutura de transportes de três estados da região Nordeste, pelo seu cronograma inicial,  já deveria estar concluída e encontra-se paralisada, sem perspectivas de reinício. Sua conclusão será um marco na história de qualquer governo aqui para essa região, que é uma das mais carentes do Brasil. Essa obra, sendo concluída, trará consequências positivas em matéria de desenvolvimento regional. Outra obra importante para nosso Estado é a dos Tabuleiros Litorâneos, que precisa e merece ser terminada, pois sabemos que ela transformará a região litorânea piauiense em um grande centro produtor, gerando empregos e mais arrecadação”, afirmou Zé Filho.



O presidente da FIEPI solicitou, ainda, a implantação do Porto Seco de Teresina.

“Senhor vice-presidente, os empresários que lidam com o comércio exterior buscam uma solução para a exportação, que é a implantação de um Recinto Aduaneiro, conhecido como Porto Seco, para realizar suas operações de alfandegamento. Estes empresários que atuam com importação e exportação estão dispostos a fazer uma parceria com o governo do Estado, para termos uma solução mais simples e que pode abreviar o tempo da burocracia para resolver esta demanda, agilizando e facilitando negócios do Piauí com o exterior”, pontuou.

Zé Filho falou ainda da importância do Sistema "S".

“Todos sabem dos relevantes serviços prestados pelo Sistema "S" em todo o país. Estamos abertos ao diálogo com o governo para otimizar, no que for possível, a sua atuação em prol dos brasileiros”, destaca o gestor.

Na cerimônia, o vice-presidente foi homenageado com a Medalha Simplício Dias, a maior honraria entregue pela indústria local. Líder industrial, Simplício Dias foi um dos grandes precursores da indústria piauiense e também se destacou como político.

O general Hamilton Mourão, em seu discurso, falou da dificuldade histórica do Brasil em relação à questão fiscal,  e disse que o Governo Federal tem a grande missão de organizar o sistema tributário.

“A receita é muito menor que a despesa, e durante muito tempo isso foi coberto com aumento de impostos, o que gerou uma taxa de impostos na faixa de 33% do produto interno bruto; isso é totalmente incompatível com um país com as características do nosso. Se não déssemos uma parada nisso, íamos comprometer irremediavelmente o Brasil das próximas gerações. Então, a questão fiscal tem que ser resolvida e, na busca desse equilíbrio, seja através das privatizações, da sessão onerosa do petróleo, ou em um ajuste do tamanho do estado", revela.

Mourão explanou, também, sobre as obras estruturantes e sobre a Reforma Tributária.

“A agenda de produtividade do país é baixa exatamente pelas questões que o presidente Zé Filho apontou. Ele falou que nos últimos anos não houve nenhuma obra estruturante no Estado por parte do Governo Federal, então nós temos um problema sério de infraestrutura e sabemos como resolver, que é com a busca incessante do parceiro privado, para investir na infraestrutura tão necessária de ferrovias, portos e aeroportos, e outros gargalos que temos para o escoamento da nossa produção. Temos que promover um ajuste, e nosso governo tem a grande missão de fazer isso, para que daqui a 10, 15 anos, o nosso sistema tributário se reorganize e equalize essas alíquotas, de modo que a gente cai para uma faixa de 22%, que é uma taxa que o Brasil deve suportar, para que, a partir daí, possamos nos transformar numa federação. Porque hoje 70% está nas mãos do Governo Federal e 30% vai para os estado e municípios; essa inversão só será possível se caminharmos lado a lado com a reforma tributária. Mas é um objetivo a ser perseguido", conclui.


Por Larissa Teixeira


Prefeitura de Parnaíba - CONVITE

Mulher é morta com várias facadas após discussão com o companheiro em Teresina

Uma mulher foi morta a facadas pelo companheiro na madrugada desta sexta-feira (26/04), no bairro Cristo Rei, Zona Sul de Teresina. A vítima sofreu cinco perfurações de faca, sendo quatro no abdômen e uma na garganta. 
Segundo reportagem da TV Meio Norte, a mulher, que foi identificada como Mônica Valéria Messias da Costa, reside em Floriano, estava em Teresina para cuidar da filha, que deu à luz nesta semana.

    Foto: Reprodução/ TV Meio Norte
O agressor também havia chegado recentemente em Teresina, durante uma briga, o homem acabou agredindo e esfaqueando a vítima. A vítima foi encontrada segurando uma faca nas mãos. As suspeitas indicam que o agressor colocou a arma nas mãos da vítima para distorcer os fatos.
O caso ainda segue sendo investigado. O suspeito foi preso e encaminhado à Central de Flagrante. 
Fonte :180 Graus

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Prefeitura de Parnaíba está entre as 5 finalistas do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor



Projeto que aproxima o microempreendedor rural das linhas de financiamento do Banco do Nordeste se destacou e, garantiu a Prefeitura de Parnaíba entre as 5 mais empreendedoras do Piauí.

Dar garantias para trabalhar e sustentar sua família através do suor de seu trabalho! Essa é uma preocupação constante do Prefeito Mão Santa. Com essa determinação, Mão Santa determinou à SEPED – Secretaria de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico, que, viabilizasse formas de financiar projetos de empreendedores parnaibanos.

“Hoje nós temos duas classes, a dos trabalhadores e, a dos batalhadores, que são aquelas pessoas que lutam diariamente para garantir sua alimentação, pagar suas contas. Essas pessoa (batalhadores) não têm a garantia do dinheiro de amanhã, da semana que vem, eles batalham diariamente para garantir seu sustento e, as vezes pedem dinheiro emprestado a agiotas, familiares para iniciar seu negócio e, acabam pagando juros altíssimos, então, nós conseguimos com o Banco do Nordeste, uma linha extraordinária para esses batalhadores, que, através da consultoria da nossa SEPED, se formalizam com Microempreendedores individuais e têm acesso a crédito para iniciar ou ampliar seu negócio, melhorando assim a qualidade de vida sua, e de sua família”. Destacou o Prefeito Mão Santa.

Nesta quarta-feira (24), a Gerente do Escritório Sebrae em Parnaíba, Sra. Isabella Ribeiro, acompanhada do analista Élcio Nunes, estiveram no gabinete do Prefeito Mão Santa, para informa-lo que o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Parnaíba está entre os 5 finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que será entregue ao vencedor durante o Congresso das Cidades do Piauí, que acontece de 6 a 8 de maio em Teresina.

“Através desse projeto hoje somos referência do estado do Piauí, exatamente sobre a agricultura familiar, onde estamos atuando forte na Zona Rural, já foram beneficiadas mais de 80 famílias, quase chegando a R$ 1 milhão em contratos e também outras famílias foram beneficiadas através do fundo de aval com a quitação de mais 800 contratos.” Afirmou Edrivandro Barros, Secretário de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico.

Texto/Imagens: Bruno Santana

Vice-Almirante do 4º Distrito Naval visita Parnaíba e recebe homenagem do prefeito Mão Santa


A Capitania dos Portos do Piauí recebeu nesta quarta-feira (24/04) a visita do atual Comandante do 4º Distrito Naval, que tem sede em Belém-Pará, o Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto e comitiva. A visita a Parnaíba faz parte de uma inspeção administrativa militar, desenvolvida pela marinha e também apresentação oficial as autoridades municipais dos Poderes Executivo e Legislativo.
Em entrevista exclusiva ao blogdobsilva, o Vice-Almirante informou que está “realizando uma visita programada, que é uma inspeção administrativa na Capitania, onde o 4º Distrito tem a Capitania dos Portos como subordinada e vamos realizar algumas verificações de pontos administrativos e funcionais da Capitania dos Portos. Esse é objetivo principal; o outro objetivo é me apresentar oficialmente ao prefeito, governador e autoridades do estado, porque sou recém-assumido ao 4º Distrito Naval”, explicou.
Ele assumiu o comando do 4º Distrito Naval em março, em substituição ao Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. “Os desafios são grandes, desde o momento que eu assumi. A área é grande, de quase um 1/4 do território brasileiro que é nossa área de responsabilidade. O Piauí é uma área importante que lutamos muito para nos fixar aqui,  porque fica um pouco distante da nossa base, 4º Distrito, mas  temos dado sempre apoio”.
O Comandante do 4º Distrito Naval destacou o importante trabalho que a Capitania vem desenvolvendo. “Muita coisa mudou. Eu estive aqui na cidade há 20 anos e fico feliz em ver a evolução OM e da cidade. Vejo que na questão das enchentes que vem ocorrendo na cidade a Capitania  tem dado um grande  apoio  ao município e ao estado”.
O vice-Almirante foi recebido pelo Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Piauí, com quem almoçou no restaurante Chalana, tendo como convidado o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, Edrivandro Barros secretario de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico e alguns assessores. Na ocasião o chefe do executivo municipal homenageou o visitante com o Diploma e a Medalha do Mérito Municipal
O 4° Distrito Naval tem jurisdição nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Entre suas principais atividades estão a de executar e apoiar operações navais, aeronavais, de fuzileiros navais e terrestres de caráter naval, em sua área de competência, assim como tarefas relacionadas à segurança da navegação.
O Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto tem compromisso agendado amanhã (25) em Teresina com visita ao  Palácio Karnak que é o edifício-sede oficial do Governo do Piauí e também à Assembleia Legislativa do Piauí.
Histórico:
O Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, natural do Rio de Janeiro. Ele já foi comandante do Navio-Tanque “Potengi”; Imediato da Fragata “Defensora”; comandante da Fragata “Rademaker”; vice-diretor do Pessoal Militar da Marinha; adido naval e aeronáutico do Brasil na Espanha; comandante do Grupamento de Navios Hidroceanográficos; gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura para Construção e Manutenção de Submarinos (GEM-18); e comandante da Escola Naval.
Texto e fotos: Camila Neto/Blog do Bsilva 

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Prefeitura de Parnaíba está realizando revisões nos semáforos

Prefeitura de Parnaíba através, da secretaria de transportes está concluindo, a revisão de todos os sinais de trânsito, da cidade e recuperando os que estavam sem funcionar, até o final desta semana todos os semáforos vão está todos funcionando normalmente, para que a população possa continuar sempre com um trânsito, seguro e protegido .


terça-feira, 23 de abril de 2019

Prefeito Mão Santa visita barraqueiros na Pedra do Sal

Prefeito Mão Santa esteve hoje na Pedra do Sal para conhecer "in loco" a real situação em que ficaram as barracas e os

barraqueiros após a ressaca da maré que destruiu 13 barracas.
Mão Santa está buscando uma solução de emergência para socorrer aquelas famílias
(Fotos: Bruno Santana).


Comerciantes da Pedra do Sal pedem ajuda ao prefeito Mão Santa: 13 barracas foram destruídas


O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, recebeu na manhã de hoje em seu gabinete um grupo de comerciantes que, no final da semana passada, tiveram suas barracas destruídas pela força das marés. “Ao todo foram 13 barracas com perda total”, informaram, acrescentando que estavam passando necessidades porque não puderam trabalhar no fim de semana. “Ali é o nosso ganha pão”, citou o comerciante Jorge. Os comerciantes disseram que desejam construir, em caráter de emergência, novas barracas para poderem trabalhar numa área que pertence ao domínio da União. Entretanto não existem recursos para isso.
O prefeito Mão Santa falou das dificuldades financeiras que o município atravessa, em função das fortes chuvas quem desabaram sobre a cidade, causando destruições. “Pedimos ajuda ao governador do Estado que nos prometeu enviar carros-pipa e 200 mil reais, mas até agora não mandou nem os carros-pipa”. Mas na hora que ele enviar esses recursos nós destinaremos para ajudar vocês”, disse Mão Santa, que solicitou na ocasião um assessor par entrar em contato com o governador em Teresina, para tratar do assunto, mas na ocasião Wellington Dias estava em reunião com o deputado Themístocles Filho e não pode atender a ligação. A assessoria do governador prometeu retornar depois.
Mão Santa pediu ainda ao seu chefe de gabinete, Israel Correia, para entrar em contato com a Superintendência do Patrimônio da União. Instante depois chegaram ao gabinete do prefeito os senhores Marcondes e Gentil Santos, este último respondendo interinamente pela superintendência. Eles informaram que de imediato, embora entendendo a situação de todos, não poderiam autorizar construções na área pretendida, porque dependeria de projetos a serem aprovados.”Se autorizarmos alguma coisa agora, o Ministério Público poderá até nos mandar prender”, afirmaram.
Os comerciantes disseram ainda que, caso lhes fosse dado o transporte, poderiam em grupo ir ao governo do estado solicitar a liberação dos recursos prometidos. O prefeito, por sua vez, afirmou que continuaria tentando uma posição do governador e sugeriu que fosse marcada uma audiência com a representação do Ministério Público Federal em Parnaíba, para tratar da questão relativa à área de domínio da União. Sensível ao problema de todos, o prefeito assegurou que, o que depender dele, estará disposto a ajudar no que for possível.
Fonte: Blog do Bsilva

sábado, 20 de abril de 2019

Milhares de pessoas saem às ruas para o último adeus a Bita do Barão



Em uma verdadeira demonstração de reconhecimento ao grande codoense que foi Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, milhares de pessoas saíram às ruas para dar o último adeus ao popular pai de santo.
Veja as fotos e vídeos:




Fonte blog do Marcos Silva