INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

VI Encontro de Corais do Sesc Cajuína mantém viva a cultura de corais em Teresina

 

_O objetivo do evento é fomentar o intercâmbio dos coros, na capital._



O Sesc Cajuína recebe, nos dias 08 e 09 de dezembro, a VI edição do Encontro de Corais de Teresina, evento que reúne coros de diversas regiões da cidade para celebrar a música coral. O objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre os coros e fortalecer o movimento do Canto Coral em Teresina.


O canto coral alavanca a socialização e estimula os grupos a estabelecerem laços de amizade, de consideração e de respeito entre si. Cada cantor tem a sua responsabilidade na apresentação, que precisa desempenhar em prol da coletividade do grupo, o resultado é a perfeita harmonia no palco.


Para a coordenadora de cultura do Sesc, Hildegarda Borges, este é um evento que une talentos locais por meio dos corais. “O Encontro de Corais de Teresina é uma oportunidade para o público apreciar a música coral de qualidade e contribuir com uma importante ação social. As apresentações são carregadas de amor e muito talento desses jovens”, ressalta a gestora.


Nos dois dias de apresentações, subirão ao palco os grupos: Orquestra Jovem do Sesc, Coral Integração, Coral UESPI, Coral do HU (UFPI), Camerata Jovem do Sesc, Grupo Vocal Possidônio Queiroz, Coral VOX JUSTITIA, Coral UNATI (UESPI) e Madrigal Vox Populi.


As apresentações acontecem no Teatro do Sesc Cajuína, com início às 19h. A entrada é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil Sesc. Mais informações pelo telefone: (86) 3230-9990.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Sesc Cajuína exibe documentário “A Carta de Esperança Garcia”

 


_“A obra valiosa honra e mantém viva a memória da primeira advogada negra do Brasil._




Nos dias 25 e 26 de novembro, o Sesc Cajuína apresenta o documentário “A Carta de Esperança Garcia”. O documentário conta a história de Esperança Garcia, mulher negra escravizada no século XVIII, reconhecida como a primeira advogada negra do Brasil.


A obra do cineasta piauiense Douglas Machado, conta com a participação da atriz Zezé Motta e da ex-governadora do Piauí, Regina Sousa. Esperança Garcia é conhecida por, em 1770, escrever uma carta ao governador da Capitania do Piauí denunciando a violência e maus-tratos sofridos por ela, sua família e demais escravizados. Anos mais tarde, seu texto se tornou um símbolo da resistência e exemplo corajoso de manifestação de luta contra escravidão e pela liberdade no Brasil.


Segundo a coordenadora de Cultura do Sesc, Hildegarda Borges, a intenção da exibição é resgatar e reconhecer um grande símbolo da luta pela liberdade e igualdade no Piauí. “O objetivo dessa exibição é apresentar às pessoas a história de Esperança Garcia, uma figura emblemática do nosso Estado. É uma história de coragem e resistência que deve para sempre ser lembrada”, destacou a coordenadora.


A sessão do dia 25 começará às 19h e a do dia 26 às 15h com acessibilidade e outra sessão às 19h. No dia 26 as atrizes Tina Ribeiro, Catarina Santos e Luíza Miranda estarão presentes para participar de uma roda de conversa. A classificação é livre e a entrada é solidária com doação de 1kg de alimento não perecível.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Escolinha do Sesc promove mais uma feira : Pequenos empreendedores

 Por Douglas Ferreira

O Centro Educacional José Alves de Sousa, representado pela Escolinha do Sesc/Ilhotas, promove mais uma edição admirável da Feira: Pequenos Empreendedores – Conhecendo o Mundo dos Negócios, nesta quarta-feira, 22. Este evento destaca os feitos dos alunos, desde o maternal até o sétimo ano, ao expor e comercializar os produtos confeccionados em sala de aula.

A diversidade dos produtos é notável, abrangendo desde bolos, salgados, e crepes, cup cut, bolinhos de maisena, din-din e mouses, até criações artesanais como chaveiros e pulseiras. A participação ativa dos alunos na elaboração destes produtos é evidenciada nos estandes, onde, sob a supervisão dos professores, apresentam e comercializam suas criações.

O rosto de cada participante da feira reflete uma mistura de alegria, orgulho e satisfação, pois a Feira: Pequenos Empreendedores é o resultado concreto do esforço dedicado por cada um.

Diretora Cristina Magalhães – Foto: Douglas Ferreira

A diretora da escola, professora Cristina Magalhães, destaca a importância desse evento, afirmando que “ele impacta significativamente a vida e o aprendizado dos alunos”. Ela enfatiza que, “durante o processo, os alunos receberam formação sobre empreendedorismo, contando com o apoio e parceria do Sebrae, que ofereceu orientações valiosas”.

Cristina Magalhães ressalta que a Feira representa o desfecho desse processo de aprendizado. “Durante a confecção dos produtos, os alunos absorveram conhecimentos sobre empreendedorismo, compreendendo a relevância da produção, precificação de cada produto e dinâmica do trabalho empreendedor”.

No evento houve a apresentação do Coral composto por alunos da Escolinha do Sesc, sob a batuta do maestro do Samuel Andrade

Prefeito Mão Santa assina cooperação entre a Prefeitura de Parnaíba e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba

 


O prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, recebeu (20/11) a visita do Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, que na ocasião solicitou ao gestor a renovação da cooperação técnica entre a UFDPar e a Prefeitura de Parnaíba. O objetivo do termo de cooperação é para utilização e manutenção da Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso.

A secretária municipal de Educação, Fátima Silveira, participou do encontro e destacou para o prefeito Mão Santa os excelentes resultados educacionais obtidos pela Escola de Aplicação nos últimos anos. O Reitor João Paulo Sales Macedo aproveitou para agradecer por toda a atenção e sensibilidade do prefeito Mão Santa com as demandas da Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso, que presta relevantes serviços educacionais a alunos de baixa renda.

A Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso atende do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com centenas de alunos matriculados. A Prefeitura de Parnaíba é responsável pelo ensino e gestão administrativa da escola, sob condições especiais de aplicação universitária, oriundas de projetos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Sesc Cajuína celebra o cinema piauiense na VI Mostra Sesc de Cinema

 


_A oficina de curta metragem “Alinhavando Registros, Costurando Memórias” integra a programação._



Como forma de celebrar o cinema e enaltecer as produções piauienses, o Sesc Cajuína realiza de 22 a 24 de novembro a VI Mostra Sesc de Cinema - Panorama Estadual, no Cineteatro do Sesc Cajuína. O evento gratuito exibirá filmes piauienses e os cinéfilos terão a oportunidade de ter um encontro direto com os cineastas.


Cada obra foi cuidadosamente selecionada por comissões estaduais, garantindo a qualidade artística e cultural. Tássia Araújo e José Quaresma são nomes confirmados na programação.


Para a gerente do Sesc Cajuína, Iara Victor, o evento contribui para o desenvolvimento da cultura e identidade do nosso Estado. “O Piauí tem uma rica história e cultura, que merece ser contada através do cinema. A VI Mostra Sesc de Cinema tem o potencial de mostrar ao mundo a beleza e a diversidade do nosso Estado e colocar o Piauí no mapa do cinema brasileiro”, pontuou.


E integrada a VI Mostra Sesc de Cinema, a oficina de curta metragem “Alinhavando Registros, Costurando Memórias” nos dias 23 a 29 de novembro abre espaço para a criação de narrativas, com técnicas da produção audiovisual.


Ministrada pela jornalista e documentarista piauiense Milena Rocha, que já participou de projetos em emissora de TV, Canal Futura e Produtoras de Cinema. A oficina é destinada para pessoas interessadas em realizar curtas, com o ensino de construção de roteiro, gravação e edição de vídeos pequenos, que serão exibidos no final da oficina. Todo o material será editado com aplicativos de edição para celular.


As inscrições para participar da oficina podem ser feitas até 23 de novembro na Central Sesc Cajuína. A programação completa da VI Mostra Sesc de Cinema e os valores da oficina estão disponíveis no Instagram do Sesc Cajuína (@sesccajuina). Dúvidas e mais informações: (86) 3230-9990.



*Confira a programação completa:* 


_VI Mostra Sesc de Cinema_


*22/11*


19h - A Morte da Mímica

19h12 - Comigo Num Se Pode

20h12 - Debate com Tássia Araújo e José Quaresma

Local: Cineteatro do Sesc Cajuína

Entrada gratuita | Classificação: 16 anos


\+ infos: (86) 3230-9990



*23/11*


19h – Gorete Canivete

19h15 – Cidade entre rios

19h35 - Antonico: Por onde andam os migrantes nordestinos?

20h - Boa noite, boa sorte!

20h18 - Estalos

20h40 - Terra querida

Local: Cineteatro do Sesc Cajuína

Entrada gratuita | Classificação: 16 anos


\+ infos: (86) 3230-9990


*24/11*


18h - Terra nossa

18h30 - Arco-íris, o filme

18h50 - Parquinho

18h55 - Umbigança

19h06 - Ventos do Delta

19h16 - Memórias de quase cinema

19h49 - Um café e um cigarro

19h54 - Cinema para os mortos

Local: Cineteatro do Sesc Cajuína

Entrada gratuita | Classificação: 16 anos

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Festival Cajuí: Sesc Cajuína tem programação especial para as crianças no mês de novembro

 


_Serão três dias de diversão para crianças de 06 a 14 anos_



Entre os dias 17 e 19 de novembro, o Sesc Cajuína promoverá o Festival Cajuí, voltado para crianças de 06 a 14 anos, com atividades que buscam promover a imaginação, diversão e bem-estar dos pequenos. 


As atividades contemplam oficinas, shows musicais, bebeteca, contação de história, exibição de filmes e apresentações teatrais. Um dos destaques é a oficina “Brincando nas alturas”, um mergulho profundo na arte da acrobacia aérea usando tecidos.


A coordenadora de cultural do Sesc, Hildegarda Borges, afirma que as atividades podem contribuir não só para um momento de lazer, mas para o desenvolvimento cognitivo da criançada. “Planejamos essas atividades para que, através delas, possamos estimular nas nossas crianças o desenvolvimento de capacidades cognitivas, possibilitar a socialização e a interação delas, assim como proporcionar um momento de diversão e entretenimento para todas”, explicou. 


Os ingressos e as inscrições para as oficinas podem ser adquiridos na Central de atendimento do Sesc, até as datas dos eventos. Para acompanhar a programação acesse o Instagram do Sesc Cajuína (@sesccajuina). 


_Confira abaixo a programação completa:_

*Oficina “Explorar, brincar e dançar” com Hellen Mesquita*

Datas: 17 e 18 de novembro

Turma 1 (crianças de 06 a 09 anos) 9h às 10h30

Turma 2 (crianças de 10 a 14 anos) 10h30 às 12h

15 vagas por turma

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo


*Show musical com Estória Cantada*

Data: 18/11 – 18h30

Local: Espaço Nerina Castelo Branco

Classificação livre

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo


*Bebeteca com Carla Sena*

Data: 18/11 – 10h

Local: Espaço infantil da Biblioteca

Classificação livre | 12 vagas

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo

crianças, que faz refletir sobre a importância da solidariedade e do amor.


*Contação de história com Talita Aralpe*

Data: 18/11 – 16h

Local: Espaço infantil da Biblioteca

Classificação livre | 30 vagas

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo


*Exibição de filmes infantis da V Mostra Sesc de Cinema*

Data: 18/11 - 17h30 às 18h

Local: Cineteatro

Classificação livre | 100 vagas

Valor: 1kg de alimento não perecível


“O abraço logo vem” (AL) - 2 min


“Meu nome é Maalum” (RJ) - 8 min


“A primeira perda da minha vida” (MG) - 22 min


*Oficina “Modelagem em argila” com Ariel Ferreira*

Data: 18/11 - 14h às 17h

Local: Espaço de Artes Plásticas Elmar Carvalho

Classificação: 6 a 11 anos | 10 vagas

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo


*Oficina “Criando com tinta natural” com a artista Mika*

Data: 18/11 – 9h às 12h

Local: Espaço de Artes Plásticas Elmar Carvalho

Classificação: 7 a 9 anos | 10 vagas

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo


*Oficina “Brincando nas alturas” com o Coletivo Circorisco e a artista Jaíza Olivieira*

Data: 19/11

Turma 1 (crianças de 7 a 10 anos) 14h às 16h

Turma 2 (crianças de 11 a 14 anos) 16h às 18h

Local: Teatro

15 vagas por turma

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo


*Apresentação Grand Pas de Deux de “O Quebra-Nozes” com os bailarinos Maria Rêgo e João Sousa (Centro de Dança Mariana Alves)*

Data: 19/11 - 18h30

Local: Teatro

Classificação livre

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo


*Apresentação “O Pequeno Príncipe” com o Grupo Ponto de Equilíbrio*

Data: 19/11 – 19h

Local: Sala BlackBox

Classificação livre | 80 vagas

Valor: R$ 10,00 + um brinquedo

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Aldeia Sesc Guará de Dança espalha arte pelo litoral piauiense

 A 4ª edição do Aldeia Sesc Guará de Dança acontece este ano de 17 a 25 de novembro com extensa programação em Parnaíba, Praia do Coqueiro, Ilha das Canárias e Cajueiro da Praia.



Com o tema “Encontros”, o Festival pretende promover junções e encontros em vários caminhos e sentidos, possibilitando a expressão e vivência de nossas riquezas.



A programação conta com mais de 100 atrações gratuitas, entre apresentações musicais, espetáculos de teatro e dança, intervenções culturais, oficinas, lançamentos de filmes, feiras e exposições contemplando várias linguagens artísticas e abrangendo públicos diversos.



Dentro da programação do Aldeia Guará acontece também o Afluência Águas do Delta, com exposições, vivências, apresentações artísticas e feiras culturais no Coqueiro, Ilha das Canárias e Cajueiro da Praia, de 18 a 21 de novembro.


*Confira a programação completa no nosso site:*


https://www.sescpiaui.com.br/aldeia-sesc-guara-de-danca-espalha-arte-pelo-litoral-piauiense/


#SescPI #SescCaixeiral #SescAvenida #Parnaiba #Dança #Cultura #MostraAldeiaGuaradeDança