INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

terça-feira, 30 de abril de 2024

Sesc participa de mutirão para atendimento às pessoas em situação de rua


 


O Sesc está participando do 1º Mutirão Interinstitucional PopRuaJud promovido pela Justiça Federal  com apoio de vários órgãos do Judiciário para atender as pessoas em situação de rua. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (19), em frente ao Centro Pop,   integra a Política Nacional de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua.

O objetivo é dar acesso à Justiça de forma simplificada, eficaz e de forma célere. É a primeira vez que os órgãos do Judiciário se unem para promover a cidadania a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

O diretor Regional do Sesc no Piauí, Campelo Filho, a diretora de Programas Sociais do Sesc, Camila Maia e a coordenadora de Saúde e Assistência do Sesc, Karoline Fonseca participaram do evento.

O Sesc no Piauí participa do Mutirão levando atendimentos de saúde, com a equipe de Educação em Saúde, que promoveu orientações sobre higiene bucal e distribuiu kits de higiene busca (com escova, fio, creme dental e bolsa para guardar os itens de higiene).

Também foram mobilizados dois professores de Educação Física do Sesc para orientar e incentivar os usuários do mutirão a praticarem atividades físicas: os professores Cleyton Silva e Childerico Robson passaram a manhã no stand do Sesc para orientar as pessoas sobre a importância da prática regular de atividades físicas.

Ao falar da participação do Sesc no mutirão, o diretor Regional da entidade, Campelo Filho, disse que o Sesc tem expertise em promover ações de cidadania. “Somos a  maior empresa do mundo em assistência social e trazemos nossos serviços para o mutirão. Estamos com o BiblioSesc, nossos atendimentos de saúde, professores de Educação Física e apresentação da nossa Orquestra”, enfatiza Campelo Filho.

        

segunda-feira, 29 de abril de 2024

FLICAJU: segundo dia repleto de poesia, histórias e performance

 


No dia 26 de abril, sexta-feira, a FLICAJU - Festa Literária do Sesc Cajuína - deu início às suas atividades com uma programação diversificada e envolvente, proporcionando momentos de encanto e reflexão para os participantes. 



A Biblioteca do Sesc Cajuína, em Teresina, foi palco de uma emocionante contação de histórias com Railane Matos (PI), que apresentou "As Raízes de Luriel - Uma Aventura Agroecológica", uma jornada que cativou o público. A programação abriu o segundo dia da FLICAJU – A Festa Literária do Sesc Cajuína. 



Em seguida, no cineteatro Sesc Cajuína, a Mostra de Curtas Poéticos da FLICAJU encantou os espectadores com uma seleção de 15 curtas poesias de diferente formas e estilos, proporcionando um mergulho no universo das palavras. 


À tarde, a Black Box recebeu a Oficina Arte da Palavra "Performance Poética", ministrada por Lucas de Matos (BA), onde os participantes tiveram uma experiência de expressão artística e criatividade. Em seguida no Cineteatro, aconteceu uma Roda Literária "Dos griôs ao slam: a força da palavra na construção da ancestralidade", com Thaín Wirá (PI) e Tina Ribeiro (PI), mediada por Lizandro (PI), trouxe à tona reflexões profundas sobre a importância da palavra na preservação e transmissão das tradições ancestrais. 



Todos os eventos da FLICAJU contaram com entrada solidária, contribuindo para a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados ao Sesc Mesa Brasil, reforçando o compromisso do evento com a solidariedade e o apoio à comunidade. 



A Programação da FLICAJU seguiu à noite com o lançamento dos livros “A Voz de Esperança Garcia”, de João P. Luiz e Bernardo Aurélio, e “Iemanjá”, de T.S. Miranda, mediado por Ariadne Chaves (PI), na Sala Assis Brasil.  


Seguida foi realizada roda literária “Os caminhos e os cantares do Cordel”, com Josefina Ferreira (PI), homenageada na 1ª FLICAJU e Paola Tôrres (CE).  


Às 21 horas aconteceram as performances literárias “Puxando pela memória no dizer dos cantores”, com Vagner Ribeiro (PI), e “Na Ponta da Língua: diálogos sobre a palavra”, com Lucas de Matos (BA), no Espaço Nerina Castelo Branco.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Escola Cívico Militar realiza II Seminário Literário em parceria com a editora SM


 


 

 

O Centro Educacional Cívico Militar e  a editora SM realizam nesta quinta-feira (18), em Parnaíba, o II Seminário Literário. O escritor Guilherme Semionato veio ao Piauí para mediar as conferências no evento.

Semionato é jornalista e autor do livro “Nossa bicicleta”, da editora SM, e  vencedor do 16º Prêmio Barco a Vapor em 2020.

O Seminário Literário acontece das 7h às, no auditório do Centro Educacional Cívico Militar. O objetivo é potencializar o processo de leitura e o interesse dos estudantes pelas obras literárias, e revelar novos autores da literatura juvenil.

Ao falar sobre o evento a diretora do Centro Educacional Cívico Militar, Nathália Barbosa, explicou que o Seminário integra as atividades pedagógicas da escola que adotou livros da editora SM visando potencializar a aproximação entre leitor, escritor e o texto.

Nesta segunda edição do Seminário, a escola escolheu o livro “Nossa biblioteca”, de Guilherme Semionato, que explora uma história em que uma bicicleta enferrujada guarda uma lembrança de infância de Daniel. A obra traz um estojo cheio de cores na vitrine de uma papelaria que traz a imaginação muitos desenhos. Entre a bicicleta e o estojo, o passado e o futuro está o presente incerto de Daniel e sua família. Tentando separar uma atitude impensada, o garoto percorrerá um caminho repleto de memórias e afetos, até encontrar sua própria história.

Sobre Guilherme Semionato

É escritor e jornalista com especialização em Literatura Infantojuvenil  pela Universidade Federal Fluminense. Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa (Portugal) em 2018 e Finalista do Prêmio Barco a Vapor em 2016 e 2017. Vencedor do Prêmio Barco a Vapor em 2020 com o livro “Nossa bicicleta”. É autor dos livros “Um belo dia…” e “Mi padre” – em espanhol). Possui outros livros a serem publicados.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Professores do Sesc conquistam 3º lugar em Prêmio Educador Transformador


 


 

Os professores têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, ampliar suas redes de contatos, receber reconhecimento e inspirar outros educadores com suas práticas inovadoras.

 

 

Dois professores dos centros educacionais do Sesc no Piauí conquistaram o terceiro lugar, na etapa estadual,  do Prêmio Educador Transformador 2024. Os projetos “Empreender: a qualquer idade, em todo tempo”, do professor Almir Francisco de Sousa, diretor do Sesc Ler Acauã e “Parnaíba, nossa história, nosso lugar”,  apresentado pelo professor de História do Centro Educacional Cívico Militar, Bruno Eduardo Souza,  estão entre os três melhores na etapa estadual.

O Prêmio Educador Transformador é o maior reconhecimento da Educação Empreendedora do país. É uma correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare com o intuito de valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil.

Para participar do Prêmio os professores das escolas públicas e privadas do todo país  precisam ter desenvolvido ou estar desenvolvendo algum projeto inovador, que mobilize os seus alunos em situações do dia a dia, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida. Nesta edição do Prêmio são aceitos projetos realizados entre 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino.

A novidade desta segunda edição são as etapas estaduais, regionais e a nacional (em formato online). As categorias do Prêmio são Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foram inscritos mais de 3 mil projetos para o Prêmio Educador Transformador deste ano. Para a etapa estadual foram selecionados 189 projetos transformadores de cada estado. Os primeiros colocados em cada projeto estadual vão concorrer à etapa regional, que escolherá 35 iniciativas e por último a etapa nacional elegerá os 7 melhores projetos.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prefeito Mão Santa autoriza ordens de serviços e segue intensa rotina administrativa em Parnaíba

 

Prefeito Mão Santa
📷Prefeito Mão Santa © Ascom
🏠Parnaíba (PI)

A reconstrução e o desenvolvimento de Parnaíba, alcançados com muito trabalho ao longo dos últimos sete anos, não podem parar. O prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, dedica seu tempo para realizar ações e obras que, de fato, mudaram a vida dos parnaibanos para muito melhor. Todos os dias o prefeito Mão Santa recebe secretários e gestores para autorizar ordens de serviços nas mais diferentes áreas da administração pública do município.


“Os parnaibanos merecem ser felizes, Sim. Temos um povo com vocação para o trabalho, para empreender, fazer acontecer e não paramos um minuto sequer nos últimos anos para tornar Parnaíba um celeiro de oportunidades, progresso e de qualidade de vida para seus munícipes e visitantes”, disse o gestor municipal.

Para avançar nas áreas da Saúde, Educação, Ação Social, Infraestrutura, o prefeito Mão Santa contou com o grande trabalho de uma equipe compromissada e competente de secretários, superintendentes, diretores, gerentes e gestores, que se empenham todos os dias para oferecer ao povo parnaibano serviços públicos de qualidade. A gestão Mão Santa tem forte trabalho de proteção social, com prioridade aos mais vulneráveis, trabalhadores e pessoas que mais necessitam da ajuda pública. A primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, desempenha um grande trabalho elogiado em toda a Planície Litorânea, por conta de seu alcance e resultado notáveis.

Por Supcom

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Deputada Gracinha Mão Santa e amigos preparam o pré-lançamento da candidatura de Francisco Emanuel à Prefeitura de Parnaíba

 



Na noite de quinta-feira, 18 de abril, centenas de amigos e apoiadores da família Moares Souza reuniram-se na residência do prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, conhecido como Mão Santa, para prestar apoio a Francisco Emanuel, pré-candidato à prefeitura de Parnaíba.

A reunião foi liderada pela Deputada Estadual Gracinha Mão Santa e pela Sra. Adalgisa, que discursaram para os presentes, destacando o empenho e o trabalho de Francisco Emanuel ao lado da ex-secretária de infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes (Deputada Gracinha Mão Santa), o que o credencia para essa nova jornada.


"A nova empreitada de Francisco é respaldada pela sua capacidade, uma vez que ele acompanhou todo o processo da gestão Mão Santa. O Engenheiro Francisco participou ativamente do projeto e possui uma visão que contempla sua ampliação. Uma das qualidades de Francisco Emanuel, e por isso foi escolhido pelo grupo, é sua honestidade, austeridade, carisma e o serviço prestado. Ele conquistou o grupo, que está unido pelo amor e respeito ao próximo e à cidade. Aqui, pensamos diferente, discutimos e debatemos, pois não há espaço para ditaduras", afirmou a Deputada Gracinha Mão Santa.


"Francisco Emanuel entrou na prefeitura determinado e trabalhou incansavelmente, não sendo apenas um 'playboyzinho' da rua. Junto com Gracinha e Mão Santa, contribuiu para reconstruir nossa cidade, que hoje ressurge como uma bela cidade turística. Quero agradecer o trabalho de todos na gestão e a presença de vocês. Todos têm família e já trabalharam o dia todo, mas vieram aqui para demonstrar sua crença em quem os apoia", disse a Sra. Adalgisa de Carvalho Moraes Souza.


A reunião terminou com palavras de apoio de amigos de Francisco Emanuel e agradecimentos do engenheiro, agora conhecido como o Novo Francisco. Veja:


No próximo dia 04 de maio, será o lançamento oficial da pré-candidatura à Prefeitura de Parnaíba de Francisco Emanuel.

terça-feira, 16 de abril de 2024

Feira Solidária do CRAS Piauí Promove Integração Comunitária e Empreendedorismo Local

 

Adalgisa Moraes Souza
📷Adalgisa Moraes Souza © Renato Farias
🏠Parnaíba (PI)

Na última sexta-feira (12), o Céu das Artes, em Parnaíba, foi palco de mais uma edição da Feira Solidária do CRAS Piauí, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). O evento, que já se tornou uma tradição na comunidade, contou com a presença de moradores da região, em busca de produtos artesanais, gastronomia regional e serviços de saúde, oferecidos pelo Serviço social do Comércio (SESC).


DJ Emersom, organizador da feira, destacou a importância do evento para a comunidade, ressaltando o papel crucial dos empreendedores locais em complementar a renda familiar e divulgar a região. "A comunidade se sente feliz com a realização da Feira, pois ela participa das feiras aqui realizadas, e os empreendedores gostam de participar para ajudar no complemento da renda familiar e ajudar na divulgação da comunidade", afirmou Emersom.

Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, reforçou a importância das feiras comunitárias para o fortalecimento dos laços sociais e o estímulo ao empreendedorismo. Em seu discurso, Adalgisa destacou a diversidade de produtos oferecidos na feira, que vão desde roupas e artesanatos até delícias da gastronomia regional, como o famoso bolo de goma e o vatapá.

Além disso, a Secretária ressaltou a parceria com o SESC, que proporcionou serviços de saúde à comunidade, incluindo aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de orientações sobre hábitos saudáveis. "Estamos aqui com os feirantes que vendem roupas, artesanatos, a parte de gastronomia, cafezinho com bolo de goma gostoso, pão, vatapá, muitas coisas e também com o Sesc, que veio contribuir com orientações sobre saúde, inclusive está aferindo pressão e realizando testes de glicemia. Além desses dois exames, eles ainda fornecem orientações,para que as pessoas saibam cuidar melhor da saúde", afirmou Adalgisa.

A Feira Solidária do CRAS Piauí recebeu o apoio e a participação ativa do SESC, reforçando o compromisso das instituições em promover o bem-estar e a integração comunitária. Com o sucesso desta edição, a expectativa é que as feiras comunitárias continuem a crescer, proporcionando oportunidades tanto para os empreendedores locais quanto para os moradores da região, que podem desfrutar de produtos de qualidade e serviços essenciais para o cuidado com a saúde.

Por Walter Fontenele | Portalphb com informações da Supcom Prefeitura de Parnaíba

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Valdeci Cavalcante é homenageado em Oeiras

 

_Presidente da Fecomércio Sesc Senac no Piauí recebeu Título de Cidadania Oeirense, em sessão especial realizada na manhã de sábado (30)._

 


O Feriado da Semana Santa, as tradições religiosas em Oeiras e a cidade tomada de turistas foi palco de sessão especial na Câmara de Vereadores para concessão de título de Cidadania Oeirense ao presidente da Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante. Após aprovarem, por unanimidade, a concessão da honraria, os vereadores de Oeiras escolheram a data simbólica para homenagear Cavalcante.



A sessão aconteceu na manhã de sábado (30), e reuniu autoridades locais, líderes políticos e amigos de Valdeci Cavalcante que seguiram de Teresina para prestigiar o presidente da Fecomércio.


O projeto de lei que concedeu o título, de autoria do vereador Espedito Martins (PP), com apoio dos vereadores Beron, Heloísa Helena, Nelson Júnior e Letiano, foi aprovado por unanimidade pelos 13 vereadores de Oeiras.




*Valdeci anuncia novo empreendimento do Senac em Oeiras*

Durante a solenidade Valdeci Cavalcante anunciou a construção do Centro de Educação Profissional do Senac em Oeiras, o novo empreendimento do Sistema Fecomércio terá capacidade para atender 10 mil alunos por ano, e promete ser um marco na educação profissionalizante em Oeiras e região.



O Senac Oeiras contará com 18 ambientes pedagógicos, incluindo biblioteca, auditório para 150 pessoas, sala de moda, cozinha didática, lanchonete, área de eventos, laboratórios de Saúde, Informática e Imagem Pessoal, além de áreas administrativas e salas de aulas. Serão ofertados cursos de formação profissional nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão, Comércio, Comunicação, Gastronomia, Saúde, Produção de Alimentos, dentre outros.



Valdeci Cavalcante também lançou seu livro “João Lustosa da Cunha Paranaguá: o Marquês de Paranaguá”, obra que revela a inestimável atuação do Marquês de Paranaguá, mestre político e importante estadista que ajudou a desenvolver o Estado do Piauí.