INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Presidente da FIEPI cumpre agenda de reuniões em Brasília


Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Antônio Jose de Moraes Souza Filho cumpre agenda em Brasília.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Antônio Jose de Moraes Souza Filho, participou nesta terça-feira, 28, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, da programação que incluiu reuniões com os membros do Conselho de Representantes e Diretoria da instituição, para discutir propostas e medidas de desenvolvimento para a indústria nacional.

Durante o encontro, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade e o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, assinaram o convenio para implementação do ATA Carnet. Trata-se de um documento aduaneiro considerado como um importante instrumento de facilitação de comércio e funciona como passaporte de mercadorias.  A Confederação Nacional da Indústria (CNI) venceu o edital público para ser a instituição garantidora e emissora do ATA Carnet durante cinco anos.

Com este instrumento, segundo o secretário, as empresas podem utilizar o documento em três tipos de operação: para transportar amostras comerciais, equipamentos profissionais ou artigos para apresentação ou uso em feiras, exposições e eventos semelhantes. O exemplo disso será com atletas e profissionais que estarão no Brasil nos Jogos Olímpicos
Outros temas também foram abordados durante o evento, como o Projeto Vote Bem, apresentado pelo presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo, que tem por objetivo mobilizar a sociedade a pesquisar as propostas e os candidatos antes de votar nas próximas eleições. Destaque também entre os temas debatidos neste encontro foram: a apresentação da Agenda Jurídica da Indústria 2016 e os Desafios para a Indústria 4.0 no Brasil.

Sobre o ultimo tema, o presidente da FIEPI declarou que com o avanço tecnológico e a chegada da quarta revolução industrial, as indústrias e a instituição precisam estar alinhadas para este cenário que já está acontecendo. Inclusive, a preocupação em garantir uma mão de obra qualificada para essa nova geração tecnológica.

Dando sequência a sua agenda de compromissos, Zé Filho, esteve na manhã desta quarta-feira(29), com o presidente do Conselho Nacional do SESI, Joao Henrique Sousa, tratando de assuntos de interesses da região.

Fonte: CNI

terça-feira, 28 de junho de 2016

Encontro reúne presidentes das industrias do nordeste em Brasilia.



A 3ª reunião ordinária da Associação Nordeste Forte, composta por presidentes de Federações de Indústrias do Nordeste, foi realizada na noite desta segunda-feira (27), na Sede da Confederação Nacional da Indústria – CNI, em Brasilia.
O encontro promoveu a discussão de assuntos pertinentes de interesse da região Nordeste. Na pauta, as previsões sobre temas importantes para a indústria como as energias renováveis, a questão hídrica, no tocante a conclusão do desvio do São Francisco, e por ultimo, medidas para melhorar a infraestrutura e a logística no país, fatores que servem para impulsionar a competitividade e a produtividade das empresas.

Estiveram presentes na reunião, o presidente da Federação das Indústrias do Piauí, Zé Filho, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte; Amaro Sales, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará; Beto Studart, o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, o presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Antonio Ricardo Alban e o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Ricardo Essinjer.


A Associação Nordeste Forte manterá uma agenda de reuniões trimestrais, com data já marcada para acontecer no mês de setembro, no Piaui. “Estaremos unidos para reivindicar as necessidades do setor industrial da região nordeste”, declarou Zé Filho.
Dando prosseguimento a agenda de compromissos em Brasília, o presidente participará na manhã desta terça-feira (28) da Reunião Extraordinária do Conselho de Representantes da CNI e á tarde, da Reunião da Diretoria da CNI.

Por Monica Pessoa
ASCOM FIEPI

Deputada Juliana participa de reunião no diretório estadual do PMDB

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), na sede do partido em Teresina.



Durante reunião do diretório estadual do PMDB, na sede do partido em Teresina, a Deputada Estadual Juliana, discutiu sobre a composição dos diretórios municipais, sobre os Encontros Regionais e a necessidades de articulação nacional em prol de melhorias para o Estado.

Participaram do encontro, o presidente estadual do PMDB, ex-ministro Marcelo Castro e, o Presidente do Conselho Nacional do SESI, o também ex-ministro, João Henrique.


Um próximo encontro está programado para os dias 1 e 2 de julho na cidade de Picos. Está na pauta da deputada reuniões no norte do Estado, entre as cidades estariam Parnaíba e Buriti dos Lopes.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Na próxima terça-feira a bancada federal piauiense vai indicar suas prioridades para a Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO.

 O deputado federal Silas Freire ( PR-PI) , coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Duplicação dos Acessos à Teresina, fez um apelo para que a nossa bancada eleja como prioridade a duplicação da 316 e 343.
"O ministro dos Transportes, Maurício Quintela, é do meu partido e isso facilita e viabiliza este projeto. Então eu faço um apelo aos deputados e senadores do Piauí para que priorizem as duplicações dos acessos à nossa capital , num raio de 80 km, nas BRs 343 e 316. Teresina é a única capital que não tem os seus acessos duplicados.", pediu Silas.
Em várias oportunidades durante o ano de 2015,o parlamentar chamou atenção para a necessidade de duplicação nos trechos da BR 343 de Teresina a Campo Maior, da BR 316 de Teresina a Estaca Zero e da BR 316 de Teresina a Caxias e instituiu oficialmente um esforço conjunto com a participação dos dez deputados do Piauí, liderados por ele, com o lançamento da Frente Parlamentar em favor da duplicação.
Um dado muito importante é que o Piauí é a segunda maior conurbação de tráfego do país, isto é, a segunda maior confluência de trânsito em rodovias do Brasil, perdendo apenas para o entorno de Brasília com o estado do Goiás. “Isso demonstra a urgência da duplicação. A Frente Parlamentar , idealizada por nós e seguida por vários parlamentares do Piauí, Maranhão e Ceará, servindo de instrumento para cobrar ao executivo para que tenhamos assegurada a duplicação”, declarou o parlamentar.
Além disso, diversas pessoas procuram pelos serviços de saúde de Teresina que serve ainda como polo de educação para diversas cidades do entorno, da Grande Teresina, ou ainda que trabalham na capital e precisam ir e vir todos os dias para suas cidades, a exemplo de Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Curralinhos, Altos, Campo Maior e outras.
Segundo o presidente e criador da Frente, deputado Silas Freire, a iniciativa não é apenas de ordem econômica, mas pela vida “ Essa necessidade nasce das vidas que foram perdidas nesses trechos, sem falar na perturbação que se tem ao tentar adentrar a capital do Piauí que fica bem no centro do Meio Norte e serve a diversos estados. São congestionamentos que atrapalham muito a todos que circulam pela nossa capital. Temos que ter um foco, eleger como prioridade e lutar por este projeto que é um sonho dos piauienses. Chegou a hora. ” declarou o parlamentar.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Método Canvas é apresentado para alunos do SENAI

A proposta é auxiliar no perfil profissional desses alunos obedecendo às exigências do mercado de trabalho.

Participantes da Oficina Canvas
Alunos e docentes participaram, entre os dias 20 a 23 de junho, em Parnaíba, de uma oficina de modelagem de negócios com base no Canvas. A ação é uma iniciativa do Departamento Regional do SENAI em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi - IEL/PI, A oficina aconteceu no Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia, no período manhã e tarde, para cerca de 50 alunos dos cursos técnicos nas áreas de Alimentação, Edificações e Informática para Internet.

O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento de modelos de negócio novos ou existentes por meio de aspectos, como: proposta de valor, segmentos de clientes, canais, custos, atividades principais, parcerias-chave, entre outros. 
Com uma carga horaria de 12 horas de capacitação, segundo a técnica do Núcleo do IEL/PI, Maria Rabelo, o aproveitamento foi satisfatório. “O nosso objetivo é ajudar as turmas para que possam perceber a importância do planejamento para o êxito de um projeto, já que em qualquer momento poderemos utilizar o Canvas de forma direta e objetiva”, disse a consultora.

De acordo com diretor da unidade do SENAI, José Martins Filho, o encontro faz parte das atividades de preparação para o Desafio SENAI de Projetos Integradores que teve inicio no mês de marco. “Os alunos das equipes participantes do Desafio SENAI estão na fase de desenvolvimento dos projetos que seguem até julho, e por isso, a oficina veio em boa hora”, pontou Martins.


Ana Maria, aluna do SENAI, ficou surpresa com a oficina:  “Vi os aspectos da teoria que desconhecia e isso ampliou muito a minha visão, sobre a importância de tomar inciativas de inovar, até pra minha vida pessoal”. 

Dando continuidade a programação das oficinas do IEL em Parnaiba, a próxima será realizada no período de 27 a 30 de junho, para uma turma de 25 alunos. 

Por Monica Pessoa/ASCOM PIAUI

Aliança entre PT e PTB já está praticamente fechada, diz Amadeu

Nesta sexta-feira (24), o PT municipal terá uma reunião com representantes do PTB. O encontro deve servir para selar de vez a aliança PT/PTB para as eleições municipais, em que pode indicar o vice na chapa que tem o ptbista Amadeu Campos como pré-candidato a prefeito em Teresina. Além disso, um movimento intitulado Campo Democrático por Teresina - que foi criado dentro do PT com o objetivo de discutir com outros partidos da base um programa de governo comum com vista a coligações - tem reuniões agendadas com as legendas para a próxima semana.   
Amadeu Campos declarou hoje, em evento do governo do Estado, que a aliança está praticamente fechada. O jornalista e o governador Wellington Dias (PT) conversaram bastante durante o evento nesta manhã .
“O entendimento está excelente. Hoje inclusive nós vamos ter uma reunião do PTB com o PT municipal, 11h. A conversa está muito boa com o partido, o encaminhamento está excelente, só falta ajustar alguns detalhes, questões programáticas do PT só para adequar ao nosso programa de governo, mas já está praticamente fechado”, garantiu o jornalista.  
Na próxima segunda-feira, o diretório petista também terá uma reunião com o PHS e o PTC com vistas a fechamento de alianças também e talvez haja um entendimento com o PDT. Quanto a essa negociação, não há nada definido ainda, pois de acordo com informações de bastidores, o PDT pode fechar uma aliança com o PSDB do prefeito Firmino Filho.
O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), falou sobre o projeto da executiva municipal do PT de fazer uma aliança programática para Teresina, em que a sigla vai discutir com partidos como o PTB, PMN, PTC, PHS, além de outros, a possibilidade de coligação. Também afirmou que tem todo o interesse em ‘bater o martelo’ em relação ao fechamento da aliança com o PTB.
“Estabelecemos com a executiva municipal, uma discussão que foi delegada pelo encontro que aconteceu no último sábado, que iríamos conversar com outros partidos como o PTB, PHS PROS, PDT, PMN e com todos partidos que queiram formar esse campo democrático, na tentativa de estabelecer uma aliança com os que tiverem a mesma ideia de um governo novo, aglutinados com uma proposta concreta para Teresina, onde o povo possa estar vendo um programa de governo a altura dessa aliança programática. Então, esperamos que não só a aliança com o PTB avance, mas que eles também tenham o mesmo interesse que o nosso para Teresina, destacou o parlamentar.
No último sábado, em plenária do PT municipal, o partido decidiu depois de votação dos filiados que iria apoiar um partido da base nas eleições municipais.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Tonet e Fabiano no Parnahyba: antigo pupilo, algoz e, hoje, esperança de gols

Técnico recorda elo com atacante que o ajudou no Piauiense de 2013 e, em seguida, arruinou vida do Tubarão. Gaúcho pega Guaraju na estreia: "Vou buscar informações"

Por Teresina
Fernando Tonet Parnahyba (Foto: Didupaparazzo)Tonet assume o Parnahyba acreditando que familiaridade com ex-clube vai ajudá-lo na Série D (Foto: Didupaparazzo)
Apresentado de forma oficial ao Parnahyba, Fernando Tonet chega ao clube carregando nas costas parte do peso de conduzir o Tubarão até um inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O retorno ao Azulino, clube no qual foi treinador, em 2014, sela o reencontro com antigos aliados que poderão ajudá-lo nessa árdua tarefa dentro de campo. O atacante Fabiano, por exemplo, refresca doces e amargas lembranças guardadas na memória do gaúcho. E possivelmente será nos pés do jogador que o time do litoral Piauí buscará concluir com sucesso a primeira parte do plano sob a nova direção: vencer o Guarani de Juazeiro, às 16h de domingo, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, no Ceará, pela 3ª rodada do Grupo A6 da Série D.
- Fabiano jogou comigo no Piauí e foi pelos gols dele que conseguimos chegar às semifinais daquele ano do Piauiense. Quando estive no Parnahyba (no ano seguinte), foi por causa dele que não conseguimos o título do primeiro turno porque, na final, perdemos com os gols dele. Sei que a estreia é contra o Guarani de Juazeiro, fora de casa, e vou buscar informações a respeito do clube para conseguirmos essa vitória – destacou o técnico recém-chegado ao comentar também a nova oportunidade de trabalhar com o atacante, que não marca gol há dois meses. 
Fabiano Parnahyba (Foto: Didupaparazzo )Em seca de gols, Fabiano pode ser principal referência no ataque do Parnahyba de Tonet (Foto: Didupaparazzo )
Apresentado ao elenco na quarta, Fernando Tonet terá pouco tempo de trabalho até o primeiro compromisso no novo cargo. O time embarca no início da manhã de sexta e chega por volta das 21h a Juazeiro do Norte. Expulso contra o Central, na rodada passada, o lateral-esquerdo Rian é o principal desfalque azulino. O primeiro reparo a ser feito no time força um exercício de estudo das peças que Tonet tem à disposição no Parnahyba.
- Retorno com um pouco mais de experiência. A cada ano a gente vai trabalhando em diversos clubes, acompanhando a evolução do futebol. Eu estudo bastante. Acredito que, de 2013 para cá, tenho evoluído um pouquinho mais na carreira – completou o treinador.
O Parnahyba é 3º colocado na tabela do grupo com três pontos, mesma quantidade do CSA, que tem melhor saldo de gols que o Tubarão: 5 a 0. Líder e único invicto, o Central é líder com 6 pontos. Lanterna, o Guaraju perdeu na estreia para a Patativa por 1 a 0 e foi goleado por 6 a 0 pelo rival de Alagoas na rodada passada.
Fernando Tonet Parnahyba (Foto: Didupaparazzo)Fernando Tonet Parnahyba (Foto: Didupaparazzo)FONTE: GLOBO ESPORTE.COM/PI

Costa Cruz - Política de Parnaíba



TENTANDO 

O Prefeito Florentino Neto(PT), visitou os deputados Dr. Hélio(PR) e José Hamilton(PTB) na ALEPI, um dos motivos da visita segundo os bastidores da política, é tentar acalmar os ânimos dos aliados em Parnaíba.

NA PRÁTICA 

Na prática o que vai definir a unidade da base governista será o resultado da pesquisa que está sendo realizada pelos bairros de Parnaíba. Os comentários são que o Dep. Estadual José Hamilton(PTB) vem forte na pesquisa, porém, o governador W.Dias(PT) vai tentar de qualquer forma emplacar a reeleição do Florentino Neto(PT). 

DESTINO 

Observando o cenário político de Parnaíba neste período pré-convenção eleitoral, os mais experientes na política chegam a recordar que as eleições deste ano terá surpresas como aquela das eleições de 2000.  Sera???



SÓ ALEGRIA 

Um dos vereadores(a) da câmara municipal de Parnaíba era só alegria na manhã desta quarta-feira(22), motivo da euforia, foi encontrar um partido apto para fazer a coligação proporcional. 

DE CIMA PARA BAIXO

Tá muito complicado conseguir partidos para coligar com vereador de mandato, os mais experientes estão recorrendo para a alta cúpula dos partidos na capital Teresina.

RENOVAÇÃO 

A renovação na política de Parnaíba ainda é um caminho muito estreito, os mais jovens não encontram um ambiente convidativo para participar das eleições e os partidos políticos de Parnaíba poucos são os que apresentam uma ala competitiva para a juventude participar.

Por: Costa Cruz 

"Alterar lei Maria da Penha vai evitar muitas tragédias", diz delegada Vilma Alves


A falta de consenso entre senadores fez com que uma alteração na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) fosse adiada para a próxima quarta-feira (29) no Senado. A mudança é bastante aguardada por delegados e mulheres vítimas de violência, pois prevê a possibilidade de a autoridade policial conceder medidas protetivas de urgência sem a necessidade de um juiz.
A mudança na Lei está sendo discutida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da casa e o pedido de adiamento foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e aceito pelo presidente da comissão, senador José Maranhão (PMDB-PB).
A polêmica foi iniciada porque apenas entidades ligadas à categoria policial defenderam a iniciativa em audiência pública na última terça-feira. O ponto principal é o dispositivo que permite ao delegado de polícia conceder medidas protetivas de urgência (MPUs) a mulheres vítimas de violência doméstica e a seus dependentes sem consulta prévia ao juiz.
Na prática, o texto pode evitar muitas tragédias, como avalia a delegada Vilma Alves, da Delegacia de Proteção à Mulher de Teresina. “Quem está lidando diariamente com isso sabe a importância dessa mudança. Acho muito válido porque a autoridade trabalha com a mulher sofrida e despreparada. Com essa medida sendo feita através da delegada, no caso a autoridade policial, é uma ação célere, rápida, e não vai perder mais tempo. É mais assistência imediata que pode evitar uma violência ainda maior”, frisa.
A delegada destaca que diariamente há vários casos em que esse tipo de medida pode evitar uma tragédia e que garante a segurança da mulher em casa e com os dependentes. “A medida protetiva tem força legal para que ela permaneça na casa com os filhos e ele saia. Ele é quem tem que sair e a medida garante isso. Considero medida de grande valia para a situação da mulher que é vítima de violência”, acrescenta Dilma, destacando que amanhã dará cumprimento a uma dessas medidas.
Diego Iglesias
redacao@cidadeverde.com

PPS CONFIRMA APOIO A FIRMINO FILHO


PARTIDO PRESIDIDO POR ZÉ FILHO PASSA A FAZER PARTE DA BASE TUCANA QUE JÁ CONTA COM MAIS DE 15 LEGENDAS

A direção do PPS de Teresina confirmou que irá anunciar oficialmente o apoio à reeleição do prefeito Firmino Filho (PSDB). A confirmação deve ocorrer nesta quinta-feira (23) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado.
O PPS passará a fazer parte da base tucana que já conta com mais de 15 partidos. O apoio ocorreu depois de entendimento entre o presidente da sigla no estado, ex-governador Zé Filho, com o prefeito tucano.

(Lídia Brito)

EXCURSÃO JERI

A pedido de Silas Freire, ação conjunta vai até o Senado para tratar sobre. Redução da maioridade

O deputado federal Silas Freire (PR-PI) fez mais um apelo para que o Senado vote o projeto de redução da maioridade penal, já aprovado pela Câmara de deputados. Em sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, ele solicitou que seja feita uma ação conjunta para visitar a presidência do Senado e pedir uma definição.
"Nós não podemos interferir na outra Casa, mas podemos fazer uma incursão ao Senado Federal em uma ação conjunta, com a Frente Parlamentar de Segurança Pública e a Comissão de Segurança, já que o Senado não dá nem sinais de que vai haver votação sobre a redução da maioridade penal. Precisamos dar uma resposta pra sociedade.", destacou o parlamentar.
A solicitação de Silas Freire foi acatada pelo presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Alexandre Baldy (PTB-GO), e o coordenador da Frente Parlamentar de Segurança, Fernando Francischini, e a visita já deve acontecer na semana que vem.
Silas Freire ainda completou suas declarações relembrando que faz mais de um ano que os deputados votaram a proposta "Foram meses de discussões, de indisposição entre os deputados e nosso trabalho ficou inócuo pois está tudo parado.", complementou.
Na oportunidade, Freire destacou o caso do taxista sequestrado e que teve o veículo incendiado, ocorrido nesta terça-feira, 21, que tudo indica que tenha participação de menores no caso.
" Quando os menores não são os autores intelectuais,eles são usados para atenuar penas para que os bandidos possam se safar." frisou.
Silas Freire já havia apelado a Renan Calheiros
O deputado Silas Freire já havia se pronunciado em outras oportunidades para que o Senado se posicione a respeito da redução da maioridade, atualmente engavetada. Em Sessão Conjunta do Congresso Nacional, ele cobrou diretamente ao presidente do Senado, Renan Calheiros e ainda destacou a onda de estupros coletivos com a participação de menores no Piauí:
“Presidente Renan Calheiros, quero lhe fazer um apelo em nome da Daniely, que perdeu a vida na tragédia do estupro coletivo em Castelo do Piauí. Coloque pra votar a redução da maioridade penal no Senado, há mais de um ano que o Brasil aguarda e precisa de uma decisão.” , pediu Silas na ocasião.
É bom lembrar que pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha revelou que 87% da população brasileira são a favor da redução da maioridade penal, portanto, se houvesse uma consulta nacional a medida seria aprovada.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Partido Social Liberal (PSL) de Parnaíba faz reunião com os pré-candidatos



Partido Social Liberal(PSL), em Parnaíba-PI, reuniu suas principais lideranças, correligionários, e os pré-candidatos a vereadores de Parnaíba, na noite da última sexta-feira(17).   


A reunião do PSL de Parnaíba, foi conduzida pelo presidente da sigla e pré-candidato, Maksuel Brandão, que pontuo as principais demandas da cidade e as diretrizes do partido, nesse período de pré-convenção.

Outra pauta que foi discutida ressaltou o atual momento político em âmbito local e nacional, o PSL está no grupo das oposições em Parnaíba.
Como já foi noticiando com exclusividade no Tribuna de Parnaíba, o Partido Social Liberal(PSL), deve seguir para as eleições proporcionais de outubro sem coligar.

Por: Costa Cruz
Edição: Tribuna de Parnaíba

Coronel Júlia é confirmada como candidata a vice prefeita na chapa de Dr. Pessoa

Nesta segunda (20), em café da manhã no gabinete do deputado federal Silas Freire (PR), ficou definido o nome da Coronel Júlia Beatriz como candidata a vice prefeita na chapa do pré candidato Dr. Pessoa (PSD).
Estiveram presentes ainda na reunião o presidente estadual do PR, Fábio Xavier, e o presidente estadual do PSD, o deputado federal Júlio César. Ambos reiteraram a intenção de formar uma aliança para uma chapa forte e com grandes chances na disputa.
"Fizemos um convite hoje, junto com o presidente Fábio Xavier, para a Cel. Júlia fazer parte dos nossos quadros no Partido da República. Ela tem até a data da convenção para definir a qual partido vai se filiar. Como já houve o consenso dela ser a candidata a vice na chapa do Dr. Pessoa, ela representaria o PR na chapa majoritária. Quero crer que logo possamos anunciar essa aliança.", declarou Silas Freire, presidente municipal do PR.
Já o deputado federal Júlio César destacou que o apoio do PR consolida a candidatura de Dr. Pessoa "É um apoio muito importante de um grande partido que tem o mesmo tempo de televisão que o PSD e que muito nos honra. A coronel Júlia já está definida como nossa vice e esperamos apenas a definição de sua filiação que já deve sair até o fim desta semana." , explicou.
O pré candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa disse que ter a coronel Júlia como sua vice é um verdadeiro prêmio "Está confirmado por ela e por mim que ela é minha pré candidata. Se o PR for o partido escolhido por ela, vamos ficar muito orgulhosos.", finalizou.

domingo, 19 de junho de 2016

Encontro do PMDB Mulher


  Deputada Juliana(presidente do PMDB/Mulher e o deputado federal Marcelo Castro, presidente do diretório estadual do PMDB lideraram Encontro do PMDB no interior do Estado.

 A Deputada estadual Juliana/PMDB-PI está participando este final de semana  do Encontro do PMDB/Mulher e dos dirigentes do Partido da região centro/Norte em Sete Cidades.
Durante a abertura do evento Deputada Juliana ressaltou a necessidade de uma participação mais efetiva da mulher piauiense na política, não só por obrigação legal mas principalmente por comporem a base da família e por identificam facilmente as principais necessidades de todos. “As experiências negativas não podem desestimular as mulheres, nós, piauienses somos diferentes”disse Juliana.
Juliana falou do desafio de presidir à Comissão da Mulher na Assembleia Legislativa, agradeceu a confiança dos correligionários por presidir o PMDB/Mulher e ressaltou  a importância da presença de Valmir de Domingos  Mourão, Vereadora Candida Aguiar de Brasileira, do Vereador R. Neto de Castelo do Piauí, do Vereador Ivon Lend de Água Branca e das comitivas que a acompanham no Encontro do PMDB, em Sete Cidades.

Teresa Val

sexta-feira, 17 de junho de 2016

A visita da Comissão do Estupro Coletivo ao Piauí teve seu primeiro efeito

A prisão de quatro dos cinco suspeitos de participação no estupro coletivo na cidade de Sigefredo Pacheco, apresentados na noite desta quinta-feira (16), dia da visita dos deputados federais ao estado.
Este é o quarto estupro coletivo no intervalo de um ano, os outros casos foram em Castelo do Piauí, Bom Jesus e Pajeú. Segundo o proponente da diligência ao Piauí, deputado federal Silas Freire(PR-PI) este combate deve ser feito em conjunto, com a participação de todas as instituições, como aconteceu no encontro, que foi a portas fechadas por conta de um tumulto causado por grupo de manifestantes contra o governo Temer, " A ida do parlamento nacional ao Piauí com esses acontecimentos extremos em menos de um ano é justamente para intimidar aquilo que pode virar uma cultura de estupro’’, declarou .
A Comissão ouviu a autoridades da segurança e do judiciário sobre o protocolo apresentado pela segurança pública do Piauí no atendimento às vítimas e o compromisso de implementá-lo nos casos de estupro, especialmente no tocante às vítimas serem atendidas por mulheres e ainda a qualificação destes profissionais e ficou definido que o debate continuará em Brasília com a presença de promotores, juízes e delegados dos casos citados.
"O Piauí está numa página decisiva no combate ao estupro coletivo, nossa Comissão tem por finalidade elaborar leis e políticas públicas em caráter de urgência para combater esta prática criminosa terrível e são muitas as propostas, como a minha de que jovens de até 15 anos tenham autorização para comprar spray de pimenta para se defender, há ainda uma parte da Comissão favorável a castração química. Dentro de um mês vamos dar uma resposta à sociedade sobre nossas atividades." complementou Silas Freire.
Já a coordenadora da comissão, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) destacou que a visita ao Piauí foi a mais preprositiva de todas as reuniões da comissão, haja vista que ações concretas estão sendo estudadas pelas autoridades estaduais, como o Plantão Geral de Gênero que vai funcionar junto com o grupamento de atendimento à mulher vítima de violência e ainda o resgate da Rede de Proteção a mulher, do judiciário, bem como o monitoramento das substâncias que possam ser utilizadas para dopar as jovens.
Estupros no Piauí
São casos estarrecedores e em sequência.
O primeiro deles em Castelo do Piauí em Maio de 2015, que resultou na morte de uma das vítimas que, junto com outras três moças, foram estupradas, espancadas e jogadas de um morro por quatro menores e um maior de idade.
Em maio de 2016, no município de Bom Jesus, uma vítima de 17 anos foi encontrada em uma obra abandonada, amarrada e amordaçada com a própria calcinha. Ela chegou a contar que foi conduzida ao local e violentada pelos cinco suspeitos.
E uma garota de 14 anos foi vítima de um estupro coletivo na cidade de Pajeú do Piauí, distante 460 km de Teresina, no Sul do estado. De acordo com a polícia, quatro pessoas são suspeitas de participação no crime, entre elas, três adolescentes. O crime ocorreu em um ginásio poliesportivo e, segundo a polícia, a menina foi encontrada desacordada.
O caso de Sigefredo Pacheco , que resultou na prisão desta quinta, aconteceu durante os festejos da cidade no início do mês, quando a garota de 21 anos, teria encontrado com amigos que lhe ofereceram bebida. O grupo gravou a garota desacordada em um carro exibindo suas partes íntimas, chegando a tocá-las enquanto riem e debocham da situação. As imagens acabaram circulando na cidade através de redes sociais.
Durante o recambiamento para a capital, os suspeitos teriam contado detalhes do ocorrido aos policiais, alegando ainda que não tinham ideia do crime, apesar de terem dito em tom de deboche durante a filmagem do crime que corriam o risco de serem presos. Um dos acusados já teria envolvimento em outro estupro de vulnerável.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Comissão Externa do Estupro Coletivo vem a Teresina nesta quinta (16)


Membros da Comissão Externa de Estupro Coletivo, formada por deputados federais, participam nesta quinta, 16 de junho, de audiência para discutir o histórico de estupros coletivos no Piauí. O evento acontece as 14 horas no Cine Teatro da Assembléia Legislativa e contará com a presença dos parlamentares e ainda de autoridades da justiça, segurança e órgãos de proteção aos direitos das mulheres.
O objetivo é propor ao governo federal e aos governos estaduais políticas preventivas e extensivas contra o estupro. O deputado federal Silas Freire (PR-PI), proponente da audiência, explica ainda que a Comissão Externa tem o poder de propor leis em caráter de urgência, com isso, a proposta de lei estabelecida por este grupo terá maior celeridade.
“ A Comissão Externa fará em Teresina uma escuta de como andam as apurações em torno dos casos recentes como Castelo do Piauí, que resultou na morte de uma menina, Bom Jesus, Pajeú e Sigefredo Pacheco. O Piauí possui um vergonhoso histórico de estupros coletivos que vem se repetindo. Esta Comissão tem o poder de colocar em urgência projetos de leis que possam endurecer a pena para esses marginais que estupram e estupram coletivamente. A ida do parlamento nacional ao Piauí com esses acontecimentos extremos em menos de um ano é justamente para intimidar aquilo que pode virar uma cultura de estupro’’ declarou o deputado federal Silas Freire.

O próprio Silas Freire tem uma proposta de lei para colocar no debate, “Pela minha proposta meninas a partir de 15 anos teriam autorização para adquirir spray de pimenta, uma arma não letal que pode ser uma defesa para elas no caso de serem atacadas. Mas não se trata de apenas um projeto, são vários projetos para serem discutidos, soluções para o crescimento desta modalidade criminosa, inclusive o da castração química, embora seja um extremo, mas merece a nossa atenção.” destacou o deputado.
Além disso, a intenção do parlamentar é que a Comissão produza um documento para ser entregue ao governador do estado, Wellington Dias.
Na oportunidade, serão ainda ouvidas as autoridades da área de segurança e justiça que poderão dar um panorama do combate a esse crime e questões técnicas ou eventuais dificuldades encontradas na defesa da integridade das mulheres e na punição aos criminosos.