INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Denílson Sousa quebra o silêncio e fala do empate na estreia

Renneé Fontenele
(26/02/2018)

Denílson Sousa, técnico do Ferrão. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Não, não, não! Não foi, de fato, o resultado que esperava o treinador tricolor na tarde do último sábado (24), quando o Ferroviário Sub19 empatou com o Parnahyba pelo campeonato piauiense da categoria.

Aqui, uma das poucas investidas do tricolor no 1º tempo. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Na expectativa de uma vitória contra o Tubarão, Denílson Sousa não quis se pronunciar após o confronto. Hoje, porém, o treinador quebrou o silêncio e resolveu se manifestar.

No setor defensivo, na primeira etapa, Marcel se destacou pelas belas defesas. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Num primeiro momento, o empate em zero a zero em nada agradou ao treinador. Posteriormente, numa entrevista, Denílson ressaltou a importância do empate, até porque, além do fator clássico, além da estreia, a equipe ferrense jogou mais da metade do duelo com um homem a menos e, ao final, por pouco não saiu com a vitória.

Denílson Sousa interagiu bastante durante a partida. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“A minha expectativa era muito grande... Entrar em campo e mostrar um bom futebol, fazer o que nós trabalhamos durante a semana, mas, infelizmente, a tensão do jogo, a estreia, era um clássico..., isso tudo influenciou muito. Entramos muito apáticos, nos defendemos muito e, com a expulsão do nosso jogador, as coisas complicaram mais um pouco. Mas, dentro do esquema tático, a equipe se comportou bem”, frisou Denílson.

Ala direito Marlone também teve muito trabalho na primeira etapa. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
O treinador falou acerca da postura da equipe em relação aos dois tempos do jogo, já que, no tempo inicial, o grupo mais se defendeu e, no segundo tempo, a equipe, mesmo com um homem a menos, se portou se maneira valente, atacando, criando.

Treinador ressaltou a união e o poder de superar obstáculos. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Quando voltamos pro vestiário, com um jogador a menos, nós tínhamos que trabalhar o emocional da nossa equipe. Trabalhamos o psicológico deles e eles mostraram que estão unidos e que realmente são capazes de superar adversidades. Conseguimos superar... metemos uma bola no poste, fizemos várias jogadas de linha de fundo e isso com um jogador a menos. Então, minha equipe está de parabéns e creio que vamos melhorar cada vez mais”, completou.

Tico, entre dois marcadores. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Questionado sobre a expectativa gerada em torno do atacante Tico, o treinador mencionou a condição da coletividade e, mesmo confirmando toda a qualidade diferenciada do jogador, Denílson concordou que ele (Tico) não fez uma boa partida.

Muito bem marcado, Tico ainda criou oportunidades na etapa complementar. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Um excelente jogador. Mas ele não está aqui pra resolver toda a situação, o grupo todo tem que resolver. Infelizmente, ele foi abaixo do esperado. Taticamente, ele se portou bem, infelizmente, nas arrancadas, tinham sempre dois jogadores em cima dele e não deu para mostrar o futebol que vinha mostrando. No próximo jogo, se Deus quiser, as coisas vão mudar, porque já estreamos, já tiramos aquele peso das costas, já conhecemos o campeonato. Então, com certeza, vai ser totalmente diferente”, finalizou Denílson.

Mesmo com outras chances de marcar, foi Tom quem mandou canudo indefensável, 'explodindo' na trave azulina.
O grupo já se reapresentou e retomou os trabalhos já visando o segundo confronto, dia 4 de março (domingo), no estádio Verdinho, às 16h, válido pela segunda rodada do Piauiense pelo Grupo B.

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Ferrão empata na estreia do piauiense sub19

Renneé Fontenele
(24/02/2018)

Tico, na melhor oportunidade do primeiro tempo. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Clássico é clássico”, já dizem os boleiros. O Ferroviário entrou em campo na tarde deste sábado (24), pela primeira rodada do campeonato piauiense sub19. Enfrentando o Parnahyba no estádio Verdinho, o Ferrão do Delta não conseguiu a vitória, e o empate em zero a zero não foi desprovido de emoções.

Arbitragem e os capitães. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Até os nove minutos iniciais foram de muito estudo para os dois clubes. Tanto Ferrão quanto Parnahyba se estudaram muito. Somente a partir dos 10 minutos as equipes puderam articular os ataques, promovendo emoções aos torcedores.

Índio buscava articulação com Luan, pela esquerda. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Aos 11, Índio faz bela jogada e encontra Luan pela esquerda, mas a dobradinha não surtiu efeito. Aos 23, já com um cartão em campo, Vanderson, em jogada com o adversário, é expulso, deixando o tricolor com menos um.

Tico avançando pela direita. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Mais defensivo, o Ferrão criou a melhor situação de gol na etapa inicial com Tico, aos 25. Ian, com maestria, lança o atacante em boas condições de marcar, mas o tempo de arremate foi sorrateiro com atacante ferrense, tirando-lhe a oportunidade de finalizar com precisão.

Marcel foi o nome do jogo, fechando a meta tricolor. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Sofrendo um contra-ataque pela direita, a equipe tricolor teve, em sua defensiva, um grande destaque: Marcel. Aos 30, o arqueiro tricolor realizou defesa magnífica, afastando o perigo de sua meta.

Luan se movimentando para opção de jogada. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Com um primeiro tempo pouco produtivo, o Ferrão foi aos vestiários e retornou com outro ritmo de jogo.

Meia Ian criou algumas situações articuladas. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Muito mais emocionante, o segundo tempo fora bem movimentado. Tico avança pela direita e bate cruzado, mas a finalização não correspondeu suas expectativas.

Inquieto em sua área técnica, treinador Denílson Sousa alterou no início do 2º tempo. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
O técnico Denílson Sousa logo alterou a equipe, aos 10 minutos. Luan dá lugar a Rafael que imprime maior velocidade ao ataque.

Rafael liderou vários ataques pela esquerda. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Mas foi o Parnahyba que chegou perto de abrir o marcador, após a bola resvalar na mão de Tom, aos 20 minutos. Pênalti marcado e a cobrança por cima da meta de Marcel.

Aqui, Tom reclama da arbitragem. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
O Ferrão se portava melhor em campo e dominava o embate. Aos 28, com velocidade pela direita, Tom conduz o ataque e bate para a meta azulina, sem defesa do arqueio adversário. Restou à pelota ‘encontrar’ a trave e quase o gol tricolor.
Lateral Sinho também teve seu destaque em campo. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Aos 38, Tico é substituído por Gustavo e, em seguida, Tom deixa o gramado para Mateus dos Santos. As alterações deixaram o ataque tricolor mais forte, sem, contudo, encontrar o caminho eficaz do gol.

Capitão Alber foi muito importante no setor defensivo. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom0
Um zero a zero na estreia, num clássico que o torcedor já aguardava ansioso. Agora, o Ferrão retomará seus treinamentos visando o Comercial, seu próximo adversário.

Grupo tricolor com a faixa da Indaiá de Teresina, parceira do Ferrão. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Denílson Sousa relacionou a onzena tricolor com 1-Marcel, 2-Marlone, 3-Alber, 4-Everton Oliveira, 5-Vanderson, 6-Joalison, 7-Matheus Gomes, 8-Luan Thalison, 9-Everton Andrade, 10-Ian e 11-Carlos. Na suplência, estavam 12-Lailson, 13-Thiago, 15-Rafael, 16-Matheus dos Santos, 17-Lucas Leonardo, 18-Vitor e 19-Gustavo.

Confira mais registros fotográficos do clássico.










sábado, 24 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Parnaíba inicia recuperação de estradas na Zona Rural



Prefeito Mão Santa acompanhou de perto os trabalhos ao lado do engenheiro responsável pelo projeto.






 
A Prefeitura de Parnaíba está recuperando as estradas que dão acesso aos povoados: Cacimbão, Lagoa da prata, Rancharia, Parque José Estevão e Vazantinha.

Na tarde desta sexta-feira (23), o prefeito Mão Santa, acompanhado do engenheiro Carlos Júnior e do Vereador Bernardo Lima visitou algumas das estradas que a Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura está recuperando.


Das cinco estradas que receberão recuperação, o prefeito visitou três: Cacimbão, Lagoa da prata e José Estevão.



Durante a visita, o prefeito foi abordado por diversos moradores que, agradeceram o benefício e relataram alguns outros problemas enfrentados pela comunidade. Mão Santa ouviu a todos e designou responsáveis para atender às demandas das comunidades.



Em uma das residências, o Prefeito foi recebido com um tradicional cafezinho da tarde com bolo.
 

Retorno do ex-governador Zé Filho ao PMDB enfrenta fortes resistências de setores do partido


De Temer, Zé Filho recebeu convite para voltar ao MDBDe Temer, Zé Filho recebeu convite para voltar ao MDB
O ex-governador Antonio José de Moraes Sousa Filho (sem partido) acertou seu retorno ao MDB com Michel Temer, com o aval do presidente do Conselho Nacional do Sesi João Henrique Sousa, mas essa volta está enfrentando resistências dentro do próprio partido. 
Embora o retorno do ex-governador tenha a aprovação de Temer no Piauí falta passar pelo crivo da cúpula do partido, principalmente de seu presidente estadual, deputado Marcelo Castro. O assunto, porém, está sendo tratado de maneira sigilosa, pois até o momento nenhum dos personagens envolvidos veio a público para abrir discussão. No MDB, a resistência tem a ver com um fato passado recente: a escolha do candidato do partido a governador nas eleições de 2014. Castro saiu na frente com uma campanha prévia, no início do ano, inclusive com o apoio de partidos como o PSDB e PSB, que à época estava no governo, mas foi atropelado pelo Moraes Sousa Filho, que assumiu o governo e atropelou o colega.

POR: PAULO FONTENELE

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Visando estreia, Ferrão treina no Pedro Alelaf em tarde de entrevistas

Renneé Fontenele
(22/02/2018)
Presidente tricolor, Rodney Spindola. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Uma tarde ensolarada marcou o treino de ontem (21) da equipe sub19 tricolor parnaibana. Visando sua estreia no próximo sábado (24), diante do Parnahyba, o Ferrão do Delta se movimentou no estádio Pedro Alelaf e se dispôs à imprensa.

Denílson Sousa realizou treino técnico-tático. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Enquanto comissão técnica e elenco trabalhavam em campo, o presidente tricolor concedia entrevista à beira do gramado. Rodney Spindola, dentre outras coisas, destacou o investimento feito até o momento.

Ex-goleiro profissional, Silva Filho retorna à ocupação anterior: preparador de goleiros. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“A nossa equipe está mesclada, têm os jovens que já faziam parte da nossa base e alguns que vieram da Bahia. Estou investindo no clube, o projeto é meu (...) e o investimento é muito alto. Aqui é um sub19... Estamos trabalhando como profissional e acredito que no estado do Piauí tenha time profissional que não tenha a estrutura como a nossa. 

Ederlan Moraes também foi remanejado e voltou ao cargo de origem: preparador físico. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
(...) Os atletas do Sub19 estão com toda assistência na Casa do Atleta... Queremos transformar o Ferroviário numa potência do Norte do Piauí e tudo vai começar, se Deus quiser, com o sub19”, pontuou Rodney Spindola, presidente.

Ricardo Freire, diretor de futebol, também se pronunciou e solicitou o apoio da torcida parnaibana.

Diretor de Futebol Ricardo Freire e seu filho, Henry Mathaus. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Aproveitar a oportunidade pra convocar a população parnaibana para nos apoiar nesse campeonato piauiense que começa no próximo sábado (...)”, disse Ricardo Freire.

Erylson Sousa (à esquerda) assumiu a rouparia do clube. Edinho Fernandes (ao centro), por sua vez, é o novo auxiliar técnico de Denílson Sousa (à direita). (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Ao final do treino, o técnico Denílson Sousa não poderia ficar de fora e comentou, à repórter da TV Delta, sobre as dificuldades inerentes, mas se mostrou otimista.

Denílson Sousa destacou a superação. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
“Em todo clube existem dificuldades, mas vamos aproveitar o que temos”, disse Denílson Sousa, técnico tricolor.

Atacante Luan Thalison. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
Dois atacantes tricolores falaram à imprensa. Tanto Luan Thalison quanto Tico conceberam a vitória na estreia como de suma importância, resumindo-a em “sair com os três pontos”.

Atacante Tico. (Foto/Renneé Fontenele/Ascom)
O grupo ferrense treinou hoje (22) no estádio Duduzão em Luís Correia, dando sequência aos trabalhos desta semana. Amanhã, apenas um recreativo e, posteriormente, concentração para o clássico de sábado, pelo campeonato piauiense sub19 da atual temporada, às 16h, no estádio Verdinho.