A Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, recepcionou hoje(27) pela manhã profissionais do Programa “Mais Médicos”, do governo federal, que se apresentaram para iniciarem suas atividades nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Parnaíba. Dos 17 selecionados, 14 se apresentaram e os 3 restantes terão até amanhã, ao meio dia, para o fazerem. “Esses médicos vão fazer parte das 17 equipes que temos e vão trabalhar em regime de 32 horas dentro do município”, explicou Carlos Barros, da equipe técnica da Secretaria.
Os novos médicos e uma equipe de técnicos da secretaria se reuniram numa das salas do Centro Administrativo para uma troca de informações. “A secretária nos pediu que mostrássemos aos médicos que estão assumindo no município os como funciona nossa rede assistência e como o programa se encaixa dentro dessa rede. Que déssemos as informações essenciais para que eles possam desenvolver, de forma qualificada, o trabalho que vão desenvolver dentro da Estratégia Saúde da Família. A chegada desses profissionais representa um ganho muito grande para o município porque teremos médicos com uma efetividade de trabalho maior”.
De acordo ainda com Carlos Barros, ontem(26) a secretária e a equipe técnica dela estiveram discutindo, na Comissão Intergestora Regional (CIR) todos os problemas, que o programa Mais médicos vem enfrentando na região- não só Parnaíba mas em todos os municípios que recebem o Programa Mais Médicos.
“Alguns desses problemas terminam por afetar o desenvolvimento do programa dentro do município, afetando também o atendimento à população. São faltas frequentes, licenças médicas, frequentes e outros. Esses problemas foram discutidos com a coordenação do programa nacional e estadual para que esses eles fossem minimizados e a população não tivesse o impacto dessas faltas e desas licenças sobre o trabalho que é desenvolvido. Então colocamos agora todos esses pontos pra eles para que possam compreender a importância do trabalho deles, o cumprimento da carga horária deles e que possam desenvolver o trabalho a contento, atendendo a necessidade de nossa população”, pontuou.
Todos os médicos que se apresentaram já foram lotados e já vão começar a atuar. Nesta sexta-feira eles realizarão uma visita nas unidades onde vão trabalhar; serão apresentados à equipe, conhecerão a área a estrutura onde vão trabalhar e, a partir segunda -feira, começam a desenvolver as atividades normais.
Eles serão lotados nas seguintes Unidades de Saúde:
Ilha Grande de Santa Isabel, Bairro Mendonça Clark, Bairro do Carmo, UBS Samaritana Monteiro (B. Piauí), Bairros: Santa Luzia, Alto Santa Maria, Joaz Souza, Sabiaza, Broderville, Vegeflora, Olho D’água, Pedra do sal, Planalto, Baixa do Aragão e Colinas do Alvorada.
Texto: Bernardo Silva/Fotos: Camila Neto (Blog do B.Silva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário