Agentes da Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira(30) mais uma fase da operação Topique/Satélites, que investiga fraudes em licitações do transporte escolar. Policiais fizeram busca e apreensão no setor de informática da Secretaria Estadual da Educação, localizada no Centro Administrativo.
O Cidadeverde.com apurou que os agentes buscam informações sobre os e-mails funcionais dos investigados.
A PF investiga, desde o ano passado, crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores públicos da Seduc e por empresários contratados para prestação de serviço de transporte escolar.
Este é o segundo desdobramento da operação em um mês. No final de setembro, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na Secretaria de Infraestrutura e no Palácio de Karnak. Na época, foram cumpridos 19 mandados, sendo 18 em Teresina e um em Luís Correia, expedidos pela 3ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina. Também foi determinado o bloqueio de bens imóveis e de ativos financeiros dos principais envolvidos.
No setor onde houve o cumprimento da ordem judicial, funcionários trabalham normalmente. O Cidadeverde.com tentou falar com o secretário de Educação, Ellen Gera, que não recebeu a imprensa. Já a assessoria de comunicação da Seduc negou a operação, mesmo com a confirmação da PF.
A Secretaria de Educação divulgou nota:"A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informa que está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Federal e sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle para esclarecer quaisquer questionamentos, visando a transparência e o correto funcionamento da administração pública".
Caroline Oliveira e Graciane Sousa
redacao@cidadeverde.com
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário