INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Publicada a biografia do jornalista e escritor Antero Cardoso Filho

Redação (02.02.2021)

(Biografia de Antero Cardoso Filho)

A biografia do jornalista, escritor, ensaísta e cronista Antero Cardoso Filho já está disponível. Escrita pelo professor e escritor Renneé Fontenele, a obra “Antero, vinte anos depois” aborda, de maneira objetiva, os principais momentos da vida do jornalista miguelalvense Antero Cardoso Filho.

Muito bem articulado, o livro traz, em suas trezentas e três páginas, um acervo expressivo de documentos, como cartas, fotografias, recortes de jornais e telegramas, além de personalidades parnaibanas e transcrições de textos originais.

O livro seria lançado em janeiro, provavelmente no Parnaíba Shopping, mas, em decorrência do avanço da Pandemia na cidade, o autor julgou melhor não realizar seu lançamento.

“Infelizmente, a situação não nos permitiu tal feito e, por isso mesmo, entendi que seria prudente não fazermos o lançamento. Quero, contudo, agradecer ao amigo Carlos da Livraria Zabelê pelo relevante convite”, afirmou Renneé Fontenele, autor da biografia.

Conforme o resumo do livro, “Antero, vinte anos depois” revela a vida e a obra de um dos expoentes da imprensa piauiense no século XX. Um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas de Parnaíba e também da Academia Parnaibana de Letras, Antero Cardoso Filho (1922-2000) fundou o jornal O Paladino, periódico de cunho literário. Expressivo articulista no meio jornalístico e intelectual parnaibano, escreveu ao célebre jornalista judeu Samuel Wainer, em 1953, apoiando-o. Crítico, Antero faz breves ponderações sobre o jornalismo e entidades culturais do seu tempo, além de descrever, com mão de mestre, os fatos marcantes que fundamentaram sua produção, legando escritos os mais importantes do ponto de vista jornalístico, histórico e literário. Passados vinte anos de sua morte, este volume, munido da mais completa documentação já reunida, apresenta o Antero jornalista, historiógrafo, ensaísta, cronista e, sobretudo, o homem, o pai, o avô e o amigo.

Vale a pena conferir. Além das informações, a biografia poderá ser adquirida por este link direto:

https://clubedeautores.com.br/livro/antero-vinte-anos-depois

Nenhum comentário:

Postar um comentário