INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Projeto Sesc Solidário: promovendo alegria e inclusão social para crianças em situação de vulnerabilidade

 

 

Na última ação do Projeto Sesc Solidário, em 9 de novembro, o Sesc no Piauí reafirmou seu compromisso com a inclusão social e a promoção de uma infância saudável para crianças em situação de vulnerabilidade. 

Mais de 500 brinquedos foram doados para crianças da Fundação Servos de Maria no Bairro Cerâmica Cil, zona Sul de Teresina, instituição que acolhe 250 crianças em situação de vulnerabilidade, onde foram realizadas diversas atividades recreativas e educativas. O local é uma das instituições atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.

A mobilização para a arrecadação de recursos foi realizada nas unidades do Centro Cultural Sesc Cajuína, Sesc Ilhotas e Sesc Unidades Móveis, que juntos conseguiram arrecadar 500 brinquedos através de ações do Sesc no Piauí e uma quantia em dinheiro para complementar a ação. 

O Projeto Sesc Solidário tem como objetivo proporcionar momentos de alegria, aprendizado e lazer. Entre as atividades do dia, as crianças participaram de um circuito recreativo conduzido pelas educadoras físicas Ana Clara e Valquíria, que promoveram momentos de movimento e diversão. A nutricionista Luiza Oliveira apresentou uma contação de histórias sobre alimentação saudável, incentivando hábitos alimentares corretos desde a infância, enquanto a dentista Manuela Brandão orientou sobre saúde bucal, com supervisão de Angélica Linhares, responsável pelo setor de Educação em Saúde do Sesc Ilhotas.

Além das atividades educativas, o evento também contou com um momento de lanche compartilhado, organizado com o apoio da Gerência do Sesc Centro Cultural Cajuína, Sesc Ilhotas. O Programa Mesa Brasil doou frutas, que foram incorporadas ao lanche oferecido às crianças, reforçando a importância da alimentação saudável.

A ação contou com o apoio da Coordenadora de Saúde e Ação Social, Karoline Fonseca, da Gerente do Centro Cultural Sesc Cajuína, Iara Eulálio e de  Daniel Nascimento, Gerente em exercício do Sesc Ilhotas, que estiveram presentes para reforçar o compromisso da instituição com a promoção de saúde e bem-estar para as crianças da comunidade.

Os 250 brinquedos arrecadados foram integralmente doados à Fundação Servos de Maria, e parte dos brinquedos será entregue em outra unidade da instituição, garantindo que todas as crianças, incluindo aquelas que não puderam comparecer ao evento, também recebam a sua doação.

O Projeto Sesc Solidário não só proporcionou momentos de diversão e aprendizado para as crianças, mas também reafirmou o papel do Sesc na promoção da solidariedade, inclusão social e cuidado integral das crianças em situação de vulnerabilidade. Mais do que um evento, essa ação representa o compromisso contínuo da instituição em promover uma infância mais saudável e plena para todos.

Atletas do Sesc no Piauí conquistam 11 medalhas no XIV Meeting Cearense de Paranatação

 


 

Conquistando 11 medalhas, o Sesc no Piauí brilhou no  XIV Meeting Cearense de Paranatação, que aconteceu de 7 a 10 de novembro, no Náutico Clube, localizado em Fortaleza. Participaram da competição 11 clubes e cerca de 150 atletas. Durante três dias, a piscina do local, reconhecida como uma das melhores do Brasil, foi o cenário de competições acirradas.

Os atletas Naiara Linhares e Euzébio Nunes levaram o nome do Píauí ao pódio. Naiara Linhares, com 6 medalhas: 3 pratas e 3 bronzes. Euzébio Nunes, com 4 pratas e 1 bronze, ambos participam do projeto de Formação de Paratletas PCG do Sesc.

Além dos dois medalhistas, também representaram o Sesc na competição Daniel Santos e Leandro de Oliveira. Acompanhando os quatro atletas, os profissionais de Educação Física Childerico Robison e Iago Siqueira.

Organizado pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e pela Associação Cearense do Esporte (ACEA), o tradicional evento é também pioneiro no Brasil e um dos mais importantes do nosso país.

 

Formação de Paratletas PCG

O projeto Formação de Paratletas PCG tem o objetivo de desenvolver a prática da paranatação, não só do esportivo enquanto prática saudável, mas enquanto competição. As aulas são exclusivas para pessoas com deficiência físico-motora. 

 

Requisitos para turmas PcD/PCG 

Pessoas com deficiência físico-motora 

Saber nadar 

Declaração médica com CID 

Sesc Picos realiza ação solidária e entrega brinquedos para crianças atendidas em instituições sociais

 


Centro de Atividades do Sesc Picos foi palco de mais uma demonstração de solidariedade e cuidado com a comunidade. Na  manhã do dia 12 de novembro foi realizada uma ação solidária para crianças atendidas pela Casa Aliança e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Picos.

As ações fazem parte da campanha do II Sesc Solidário promovido pelo Sesc no Piauí por meio do Programa Ecos em parceria com o Sesc Mesa Brasil.

A campanha mobilizou colaboradores do Sesc, clientes, membros da comunidade e empresas parceiras, com o objetivo de levar alegria às crianças em situação de vulnerabilidade. O evento, marcado por emoção e entusiasmo, incluiu uma programação cultural diversificada e a entrega dos presentes.

O dia começou com apresentações culturais realizadas por alunos do Centro Educacional Rosalvo Leal. Entre os destaques, estavam uma animada performance de dança e contação de histórias, que encantaram o público infantil. Em seguida, as crianças visitaram a galeria de artes do Sesc Picos, onde puderam apreciar uma exposição de obras criadas pelos próprios alunos do centro educacional, ressaltando o valor da expressão artística desde a infância.

Para promover integração e descontração, o instrutor físico Alexandre Carvalho conduziu uma sessão de ginástica laboral, envolvendo todos os participantes. Na sequência, os colaboradores do Sesc Picos distribuíram os brinquedos arrecadados, oferecendo às crianças momentos de acolhimento e cuidado.

A diretora do Sesc Picos, Ivanara Gomes, destacou a importância da ação. “O II Sesc Solidário é uma iniciativa que vai além da entrega de brinquedos; é sobre acolher, compartilhar alegria e reforçar os valores de solidariedade e cidadania. Ver o sorriso no rosto dessas crianças nos mostra o impacto transformador do nosso trabalho”, afirmou.

O evento foi encerrado com um lanche preparado especialmente para as crianças, celebrando a manhã de atividades com um momento de confraternização.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Alunos do Projeto Criar Sesc vivenciam aula de campo sobre Educação Ambiental no Sítio Caripina

 


 

Os alunos do Projeto Criar Sesc participaram de uma aula de campo no Sítio Caripina, no último dia 3 de outubro. A atividade, promovida pelo Programa Ecos, teve como objetivo envolver os jovens em atividades lúdicas que reforçam a importância da Educação Ambiental de forma consciente e participativa.

Durante a visita, os alunos foram recebidos por dona Augusta, apicultora local, que conduziu uma roda de conversa sobre a sabedoria das abelhas sem ferrão. Os estudantes puderam explorar estações educativas, como o plantio de mudas de plantas medicinais, o estudo das abelhas nativas e uma trilha ecológica. As metodologias da Ecopedagogia foram utilizadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. O dia foi finalizado com uma saborosa degustação de mel.

A gerente do Sesc Avenida, em Parnaíba, Leandra Moreira,  destacou a relevância da experiência para os alunos: “Esse tipo de atividade proporciona um aprendizado mais significativo, pois os alunos conseguem vivenciar na prática a importância da preservação ambiental e do equilíbrio do ecossistema. É uma oportunidade de desenvolver a cooperação, responsabilidade e consciência ambiental desde cedo.”

A saída educativa reforçou a importância da preservação ambiental e mostrou aos alunos como pequenos gestos podem contribuir para um futuro mais sustentável e equilibrado.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Litoral piauiense recebe mais uma edição do Afluência Sesc – Águas do Delta



De 17 a 20 de outubro o litoral piauiense recebe mais uma edição do Afluência Sesc – Águas do Delta. Este ano a programação será aberta ao público e também para excursionistas. As atividades acontecem em Parnaíba, Coqueiro da Praia, Barrinha e Ilha das Canárias.

Além de palestra sobre empreendedorismo cultural e economia criativa, exposições e instalação de arte, também acontecem cortejo flutuante, apresentações de dança e música e turismo de base comunitária dentro de uma excursão.

O Afluências está sendo desenvolvido com ações formativas, contemplando as comunidades envolvidas com cursos, palestras, oficinas, exposições, debates e apresentações artísticas. Além disso, nesta edição também acontece uma excursão aberta ao público, que possibilitará vivências do projeto e feiras de produtos criativos e gastronômicos.

Ao todo, serão impactadas mais de 6 mil pessoas, proporcionando conexões, desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura local e geração de renda.

O Afluências permite ampliar o acesso da população à cultura, democratizando o acesso aos bens culturais, a fruição artística e a apreciação das artes, importantes instrumentos para a formação e enriquecimento pessoal e coletivo, promovendo reflexão crítica e o desenvolvimento humano.

O projeto também colabora para a qualificação dos negócios de empreendedores locais, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa e para a geração de renda nas comunidades, estimulando a inovação e a criatividade no campo da produção cultural, gastronômica e artesanal, promovendo a experimentação e a valorização dos saberes locais tradicionais.

Confira abaixo a programação:

17/10 – Sesc Caixeiral (PHB)

18h – Palestra sobre empreendedorismo cultural e economia criativa com Profª Celina Olivindo (UFDPAR)

19h – Abertura da exposição Arrabalde de Assuéria Bezerra (PB) | Instalação Artística “Sonhos flutuantes: entre linhas e luzes” das comunidades do Coqueiro da Praia | Visita mediada às exposições e instalações do Sesc Caixeiral

—————

18/10 – Porto das Barcas – Sunset Cultural (PHB)

16h – Cortejo Flutuante no Rio Igaraçu |Mercado Cultural – Feira de Economia Criativa

16h30 – Apresentação de dança com o grupo Raízes do Nordeste e do curso de Dança Popular do Sesc Caixeiral

17h às 18h30 – Sunset com DJ Yris

17h30 – Mostra de resultados da intervenção “Olha a Rua!” com Live Painting de Arte Urbana

—————

19/10 – Praia da Barrinha (Programação para excursionistas)

8h – Passeio Ilha das Conchas

10h – Visita à Barraca da Neda

12h – Exposição Telas do Mar no Restaurante La Orla

15h – Apresentação do Boi Barra Branca com Mestre Carlinhos, Zaqueu Sousa, Batucada de Varanda e Instituto Caburé

19h – Mercado Cultural – Feira de Economia Criativa (Sesc Praia) | Show com Samira Santos

————-

20/10 – Ilha das Canárias (Programação para excursionistas)

8h – Saída do Porto dos Tatus

8h30 – Recepção no trapiche com grupo de batucada Caramelada

9h – Rota da Descoberta – Ilha das Canárias: Associação dos Pescadores, Casa do Artesanato, vivência no quintal da Dona Conceição

12h – Almoço

12h30 – Apresentação musical com Cabocos do Mangue

14h – Retorno para o Porto dos Tatus

 

Sesc no Piauí abre período de pré-inscrição dos Centros Educacionais

 

 

O Sesc no Piauí abre o período de pré-inscrição dos Centros Educacionais das cidades de Teresina, Floriano, Picos, Parnaíba e Escola Cívico Militar (Parnaíba), da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II. A pré-inscrição deve ser feita obrigatoriamente através do nosso site sescpiaui.com.br de 21 a 25 de outubro, na aba “SERVIÇOS“.

Com uma metodologia visionária e ações educativas, propositivas e transformadoras, os Centros Educacionais do Sesc no Piauí, buscam instruir, educar e orientar de forma integral em diferentes áreas do conhecimento, com ensino bilíngue, robótico, financeiro e musical.

Os pais/responsáveis devem fazer as inscrições até às 18h do dia 25 de outubro, com o resultado previsto para o dia 29 de outubro, disponibilizado no próprio site.

 

Mais informações:

Centro Educacional de Teresina:

Educação Infantil | Primeira etapa da Educação Básica, atendendo a crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escola, e Ensino Fundamental: séries iniciais alunos de faixa etária de 6 a 10 anos de idade.

(86) 3230-9976/99815-4092

 

Centro Educacional de Floriano:

Educação Infantil | Primeira etapa da Educação Básica, atendendo a crianças de 3 a 5 anos Creche e pré-escola.

(89) 3515-6207/99461-6364

 

Centro Educacional de Parnaíba:

Educação Infantil | Crianças de 3 a 5 anos com turmas de Grupo I ao Grupo III, e Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com turmas do 1º ao 5° ano.

 (86) 3315-1765/99443-4499

 

Centro Educacional de Picos: 

Educação Infantil | Creche: crianças de 3 anos, e pré-escola: crianças de 4 e 5 anos.

(89) 3422 – 9142/98113-3587

 

Centro Educacional Cívico Militar (Parnaíba): 

Ensino Fundamental | Anos Finais, contemplando as turmas do 6º ao 9º Ano.

(86) 3315-1720| 3315-1721 | 3315-1722 | 3315-1723

Festival Funil chega a Parnaíba com programação para crianças



O “Festival Funil Sesc de Artes Cênicas: Infâncias, diálogos e encontros” chega mais uma vez a Parnaíba para celebrar o mês das crianças.

Com três anos de existência, o Festival tem se consolidado como uma importante plataforma para o fomento do teatro infantil e o protagonismo das infâncias no estado do Piauí. Realizado na cidade de Parnaíba, o evento tem contribuído significativamente para a cena do teatro infantil local, proporcionando uma programação diversificada e de alta qualidade, que dialoga diretamente com as necessidades e expectativas do público infantil e seus educadores.

Este ano o Festival acontece de 28 de outubro a 01 de novembro oferecendo vasta programação, incluindo espetáculos, oficinas, bate-papos e intercâmbios. As atividades acontecem no Sesc Avenida e no Sesc Caixeiral garantindo acessibilidade e integração com a comunidade local. A escolha desses espaços busca democratizar o acesso à cultura e incentivar a participação de um público variado, desde crianças e suas famílias até educadores e artistas.

“O objetivo maior do Festival é aproximar as infâncias do universo cênico através de uma programação que promove o diálogo e a formação de públicos diversos. As ações incluem oficinas que estimulam a criatividade e a expressão artística, espetáculos que encantam e educam, e vivências criativas que incentivam a reflexão sobre a arte e o território. Essa abordagem contribui para a formação de plateias conscientes e engajadas, fortalecendo o cenário cultural local e regional”, afirma João Carlos Araújo, técnico em cultura do Sesc Caixeiral.

Confira a programação:

28/10 (segunda-feira)

14h – Oficina de criação cênica e contação de história (Ateliê Chegança – BA)

Local: Sesc Caixeiral

Inscrições presenciais na unidade até o dia da oficina

20 vagas

19h – Espetáculo “A menina e o Boizinho” (Coletivo Cabaça – PI)

Local: Teatro do Sesc Avenida

Classificação livre |Entrada gratuita

——————–

29/10 (terça-feira)

19h – Espetáculo “Histórias do Mundão” (Ateliê Chegança – BA)

Local: Teatro do Sesc Avenida

Classificação livre

Entrada: R$ 10,00 meia | R$ 20,00 inteira

Venda de ingresso no Sesc Caixeiral e Sesc Avenida até o dia do evento

———————

30/10 (quarta-feira)

9h | 15h (duas sessões) – Espetáculo “Os piratas sempre em busca de um tesouro (Erika Jump – PI)

Local: Teatro do Sesc Avenida

Classificação livre

Entrada: R$ 10,00 meia | R$ 20,00 inteira

*Na sessão de 15h haverá participação do grupo de teatro da APAE com o espetáculo “Sonho de uma noite de verão”

Venda de ingresso no Sesc Caixeiral e Sesc Avenida até o dia do evento

——————-

31/10 (quinta-feira)

19h – Espetáculo “Rádio” (Cena Aberta – MA)

Local: Teatro do Sesc Avenida

Classificação livre |Entrada gratuita

—————

01/11 (sexta-feira)

9h – Espetáculo “Clowns Risos” (Cia. Pingo de chuva – PI)

Local: Teatro do Sesc Avenida

Classificação livre |Entrada gratuita

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Francisco Emanuel, prefeito eleito de Parnaíba, concede entrevista à imprensa

 

Ele chegou à coletiva acompanhado da deputada estadual Gracinha Mão Santa

Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ


Francisco Emanuel (PP), prefeito eleito de Parnaíba no último domingo (06/10), convocou a imprensa parnaibana para uma coletiva na casa do prefeito Mão Santa, na tarde desta sexta-feira, 11 de outubro. Emanuel, que foi apelidado de "novo Francisco", ou "menino do Mão Santa", obteve 54.393 votos. Ele chegou à coletiva acompanhado da deputada estadual Gracinha Mão Santa.

Francisco Emanuel, prefeito eleito de Parnaíba.
Foto: Darival Jr.

Emanuel iniciou a entrevista destacando que desde segunda-feira (07/10), um dia após os resultados, já iniciou o período de transição. "Já me desloquei até a prefeitura. Estou trabalhando ao lado do prefeito Mão Santa, e comprometi com ele de que até dezembro acompanhá-lo e ajudá-lo em todo esse período de transição", destacou.

Secretariado

Indagado sobre possíveis nomes para seu secretariado, ele enfatizou que o perfil será o mesmo dele, quando secretário da atual gestão, seguindo o perfil do prefeito Mão Santa. "Pessoas que realmente tenham interesse em trabalhar, que tenham disponibilidade, e principalmente, que tenham interesse em servir."

Concurso público

Uma das promessas de campanha, Francisco analisará todos os eixos, e quais áreas estão precisando. "Como foi prometido em relação à Guarda Civil Municipal - umas das áreas -, área da saúde, área da educação. Todas as áreas serão analisadas com calma, sem pressão, e o que for preciso, a gente vai fazer para poder melhorar mais ainda a administração pública", enfatizou o prefeito eleito.

Câmara de vereadores

Dezenove vereadores vão compor a Câmara Municipal a partir de 2025, sendo 11 deles eleitos no último domingo, na base da oposição. Questionado sobre sua relação com eles, Emanuel disse: "Eu respeito os três poderes. Eu não vou intervir. Eu vou deixar que a casa se comporte da maneira que eles acharem melhor, e vou aceitar a decisão deles, e trabalhar em conjunto também."

Segundo Emanuel, já há diálogos com os vereadores de oposição. "A gente vai tratar com calma. A gente tem tempo pra isso. A gente tem ai três meses aproximadamente até dezembro - 90 dias -, e a gente vai conversar. A gente vai analisar realmente quem tá com interesse em servir ao nosso lado, e nó vamos estar de portas abertas para poder somar forças", enfatizou.

Continuidade de projetos da gestão do prefeito Mão Santa

Uma obra recente entregue à população foi a obra de urbanização da praia da Pedra do Sal. Segundo Emanuel, ele dará continuidade, em uma segunda etapa. Há projetos de festivais de músicas para fomentar o turismo na praia parnaibana, além de campeonatos de futebol de areia, de vôlei, de beach tennis, e campeonato de surf.

Governador Rafael Fonteles convida prefeitos eleitos para discutir parcerias, em encontro

Francisco Emanuel deixou bem claro que não participará do encontro. "Eu analisei, e não tem como a gente ter um diálogo com o governador diante de quase 200 prefeitos. Então pra mim isso não vai resultar em nada. Eu não vou participar de evento que sejam para promover mídia, de forma alguma. Eu vou preparar meus projetos, separar minhas ideias, vou marcar uma reunião com ele individual. Saber realmente o interesse dele com Parnaíba, e a gente junto vai traçar metas, e eu irei apresentar à população tudo o que eu estarei levando para o governador e vou pedir a ele um prazo de uma resposta para os pedidos que vou levar a ele, e apresentarei a população. Eu não quero trabalhar com mídia. Quero trabalhar com realidade."

Articulações com deputados estaduais

Emanuel disse já estar se articulando com alguns deputados. "Inclusive nessa próxima semana já estarei fazendo visitas a deputados estaduais também, justamente pra ver questão de recursos e emendas para 2025. Não vou esperar, vou aproveitar esses noventa dias e começar as visitas em busca de recursos", disse o prefeito eleito.