INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Projeto Sesc Solidário: promovendo alegria e inclusão social para crianças em situação de vulnerabilidade

 

 

Na última ação do Projeto Sesc Solidário, em 9 de novembro, o Sesc no Piauí reafirmou seu compromisso com a inclusão social e a promoção de uma infância saudável para crianças em situação de vulnerabilidade. 

Mais de 500 brinquedos foram doados para crianças da Fundação Servos de Maria no Bairro Cerâmica Cil, zona Sul de Teresina, instituição que acolhe 250 crianças em situação de vulnerabilidade, onde foram realizadas diversas atividades recreativas e educativas. O local é uma das instituições atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.

A mobilização para a arrecadação de recursos foi realizada nas unidades do Centro Cultural Sesc Cajuína, Sesc Ilhotas e Sesc Unidades Móveis, que juntos conseguiram arrecadar 500 brinquedos através de ações do Sesc no Piauí e uma quantia em dinheiro para complementar a ação. 

O Projeto Sesc Solidário tem como objetivo proporcionar momentos de alegria, aprendizado e lazer. Entre as atividades do dia, as crianças participaram de um circuito recreativo conduzido pelas educadoras físicas Ana Clara e Valquíria, que promoveram momentos de movimento e diversão. A nutricionista Luiza Oliveira apresentou uma contação de histórias sobre alimentação saudável, incentivando hábitos alimentares corretos desde a infância, enquanto a dentista Manuela Brandão orientou sobre saúde bucal, com supervisão de Angélica Linhares, responsável pelo setor de Educação em Saúde do Sesc Ilhotas.

Além das atividades educativas, o evento também contou com um momento de lanche compartilhado, organizado com o apoio da Gerência do Sesc Centro Cultural Cajuína, Sesc Ilhotas. O Programa Mesa Brasil doou frutas, que foram incorporadas ao lanche oferecido às crianças, reforçando a importância da alimentação saudável.

A ação contou com o apoio da Coordenadora de Saúde e Ação Social, Karoline Fonseca, da Gerente do Centro Cultural Sesc Cajuína, Iara Eulálio e de  Daniel Nascimento, Gerente em exercício do Sesc Ilhotas, que estiveram presentes para reforçar o compromisso da instituição com a promoção de saúde e bem-estar para as crianças da comunidade.

Os 250 brinquedos arrecadados foram integralmente doados à Fundação Servos de Maria, e parte dos brinquedos será entregue em outra unidade da instituição, garantindo que todas as crianças, incluindo aquelas que não puderam comparecer ao evento, também recebam a sua doação.

O Projeto Sesc Solidário não só proporcionou momentos de diversão e aprendizado para as crianças, mas também reafirmou o papel do Sesc na promoção da solidariedade, inclusão social e cuidado integral das crianças em situação de vulnerabilidade. Mais do que um evento, essa ação representa o compromisso contínuo da instituição em promover uma infância mais saudável e plena para todos.

Atletas do Sesc no Piauí conquistam 11 medalhas no XIV Meeting Cearense de Paranatação

 


 

Conquistando 11 medalhas, o Sesc no Piauí brilhou no  XIV Meeting Cearense de Paranatação, que aconteceu de 7 a 10 de novembro, no Náutico Clube, localizado em Fortaleza. Participaram da competição 11 clubes e cerca de 150 atletas. Durante três dias, a piscina do local, reconhecida como uma das melhores do Brasil, foi o cenário de competições acirradas.

Os atletas Naiara Linhares e Euzébio Nunes levaram o nome do Píauí ao pódio. Naiara Linhares, com 6 medalhas: 3 pratas e 3 bronzes. Euzébio Nunes, com 4 pratas e 1 bronze, ambos participam do projeto de Formação de Paratletas PCG do Sesc.

Além dos dois medalhistas, também representaram o Sesc na competição Daniel Santos e Leandro de Oliveira. Acompanhando os quatro atletas, os profissionais de Educação Física Childerico Robison e Iago Siqueira.

Organizado pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e pela Associação Cearense do Esporte (ACEA), o tradicional evento é também pioneiro no Brasil e um dos mais importantes do nosso país.

 

Formação de Paratletas PCG

O projeto Formação de Paratletas PCG tem o objetivo de desenvolver a prática da paranatação, não só do esportivo enquanto prática saudável, mas enquanto competição. As aulas são exclusivas para pessoas com deficiência físico-motora. 

 

Requisitos para turmas PcD/PCG 

Pessoas com deficiência físico-motora 

Saber nadar 

Declaração médica com CID 

Sesc Picos realiza ação solidária e entrega brinquedos para crianças atendidas em instituições sociais

 


Centro de Atividades do Sesc Picos foi palco de mais uma demonstração de solidariedade e cuidado com a comunidade. Na  manhã do dia 12 de novembro foi realizada uma ação solidária para crianças atendidas pela Casa Aliança e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Picos.

As ações fazem parte da campanha do II Sesc Solidário promovido pelo Sesc no Piauí por meio do Programa Ecos em parceria com o Sesc Mesa Brasil.

A campanha mobilizou colaboradores do Sesc, clientes, membros da comunidade e empresas parceiras, com o objetivo de levar alegria às crianças em situação de vulnerabilidade. O evento, marcado por emoção e entusiasmo, incluiu uma programação cultural diversificada e a entrega dos presentes.

O dia começou com apresentações culturais realizadas por alunos do Centro Educacional Rosalvo Leal. Entre os destaques, estavam uma animada performance de dança e contação de histórias, que encantaram o público infantil. Em seguida, as crianças visitaram a galeria de artes do Sesc Picos, onde puderam apreciar uma exposição de obras criadas pelos próprios alunos do centro educacional, ressaltando o valor da expressão artística desde a infância.

Para promover integração e descontração, o instrutor físico Alexandre Carvalho conduziu uma sessão de ginástica laboral, envolvendo todos os participantes. Na sequência, os colaboradores do Sesc Picos distribuíram os brinquedos arrecadados, oferecendo às crianças momentos de acolhimento e cuidado.

A diretora do Sesc Picos, Ivanara Gomes, destacou a importância da ação. “O II Sesc Solidário é uma iniciativa que vai além da entrega de brinquedos; é sobre acolher, compartilhar alegria e reforçar os valores de solidariedade e cidadania. Ver o sorriso no rosto dessas crianças nos mostra o impacto transformador do nosso trabalho”, afirmou.

O evento foi encerrado com um lanche preparado especialmente para as crianças, celebrando a manhã de atividades com um momento de confraternização.