INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ÁREA COM SUSPEITA DE FEBRE AMARELA PASSA POR BORRIFAÇÃO

Nove quarteirões próximos ao Mercado da Guarita no bairro Bebedouro, foram borrifados no final da tarde e início da noite desta quinta-feira (26). Equipes do setor de Endemias e da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Parnaíba fizeram o bloqueio e investigação da área onde foi detectada uma criança com suspeita de ter contraído febre amarela quando estava em Minas Gerais. De acordo com o supervisor de endemias, Vítor Dourado, a medida é preventiva para evitar uma possível proliferação do mosquito, caso a criança esteja mesmo infectada. No momento a garota está hospitalizada aguardando o resultado dos exames.


A imagem do “homem fumacê” andando pelas ruas do bairro causou espanto aos moradores que relataram até ter esquecido da existência dessa atividade de saúde. A quantidade de muriçocas é tão grande que alguns queimam estopas para afastar os insetos. “Aqui em casa a gente queima estopas porque tem muita muriçoca e repelente é muito caro. Finalmente lembraram da gente, pois tinha muito tempo que não tinha borrifação no nosso bairro”, disse o assistente de mecânica, Yatan Oliveira.


O médico e secretário de Saúde, Valdir Aragão, acompanhou a ação e andou nas casas dos moradores orientando-os a não deixarem água parada tanto dentro de objetos, quanto em jardins. “Temos que combater o criadouro local, o qual causa a proliferação das larvas e o aparecimento do mosquito. A sociedade precisa ter bastante cuidado com água parada, que é o local ideal para o mosquito se reproduzir. Não somente recipientes, mas também outros locais como jardins, onde determinadas flores acumulam água e acabam servindo de habitat para o mosquito, devem ser verificados. Nesses casos, ao regar a planta, a pessoa pode colocar água sanitária ou um produto químico chamado cautrine, dissolvido na água e pulverizar o jardim. Além de matar muriçoca, acaba também com as moscas e baratas de casa”, orienta o médico.


A ação durou cerca de três horas. Um carro de apoio distribuía o produto químico nas bombas pequenas que eram aplicadas pelo homem fumacê. O combate ao mosquito terá continuidade nesta sexta-feira (27), com um mutirão em todo o bairro. Os guardas sanitários visitarão as residências com as bombas e também será feita a distribuição de panfletos educativos da campanha.

PRÉVIA DO CARNAVAL 2017 COM ÊNFASE EM SAÚDE MENTAL ANIMOU O CENTRO DA CIDADE

A Superintendência de Cultura com o apoio da Secretaria de Saúde de Parnaíba, promoveu nesta sexta-feira (27) uma prévia do Carnaval 2017 com concentração na Ponte Simplício Dias, no Centro da cidade. A ação visou promover o bem-estar e saúde mental das pessoas atendidas em todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.
 

Denominada de “Janeiro Branco”, a ação seguiu pelas praças Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio, com animação da Banda Municipal Simplício Dias da Silva e grupos de teatro. O prefeito Mão Santa e o secretário de Saúde, Valdir Aragão, acompanharam o evento e conversaram com o público que ficou extasiado com a ação pública. O cortejo carnavalesco “Com saúde mental, a gente brinca”, causou um verdadeiro rebuliço no centro, ganhando a aprovação das pessoas que circulavam pelo local.


O CAPS está atendendo uma grande demanda de pacientes todos os dias e conta com equipes multiprofissionais, além do apoio de acadêmicos.


Agentes de endemias vistoriam residências e distribuem materiais informativos sobre o mosquito Aedes Aegypti


Nas primeiras horas da manhã de hoje (27) teve a retomada da segunda fase do projeto de combate ao mosquito Aedes Aegypti e demais pernilongos no bairro Bebedouro, iniciada na tarde de ontem com a ação do “homem fumacê”, onde uma criança foi detectada com febre amarela. Nesta segunda etapa duas equipes dividiram-se entre a panfletagem nas ruas e no Mercado da Guarita e a entrada nas residências onde os agentes de endemias fizeram vistorias, aplicação de remédio e orientaram as donas de casa sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito.
Em uma creche os agentes encontraram um pequeno orifício aberto na lateral de uma das caixas d’água e de pronto o supervisor de campo, Jean Carlos, orientou a cuidadora do imóvel a providenciar um lacre na abertura. “Por essa pequena abertura o mosquito pode entrar e depositar suas larvas. Fizemos as devidas orientações porque a população também precisa colaborar e estar sempre atenta”, disse.
Foram inspecionados quintais, jardins, geladeiras e até caixas de esgoto, pois conforme explicou o secretário de Saúde Valdir Aragão, o mosquito se adaptou e agora ele se reproduz não somente em água limpa, mas também, suja. A empregada doméstica Fátima de Souza está atenta e disse que semanalmente escova a caixa de esgoto da residência onde ela trabalha. “Nunca deixo água acumulada, tomo muito cuidado com a casa e escovo a caixa de esgoto para não dar oportunidade pra essa doença”, enfatizou.
No Mercado, além de distribuir materiais impressos da campanha, os profissionais também orientaram e chamaram a atenção dos feirantes e clientes sobre a responsabilidade de cada cidadão.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE 23 ANOS DE ILHA GRANDE

O Prefeito Herbert Silva tem a honra de convidar todos para prestigiarem as festividades em comemoração ao 23° aniversário de emancipação política de Ilha Grande. 

São 23 anos de uma belíssima história escrita com muita garra e amor por cada ilhagrandense. 

Participe!

TCE constatou necessidade do decreto de emergência, diz secretário



mãosantapairtonO prefeito Mão Santa e o secretário de Fazenda, Paulo Aírton
O prefeito Mão Santa reuniu a imprensa em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (25). O tema principal da entrevista coletiva foi a questão financeira da Prefeitura Municipal. Mas na ocasião, também foram abordados temas como saúde, limpeza urbana, infraestrutura, dentre outros.
Mão Santa fez questão de dizer que encontrou o Executivo Municipal com graves problemas financeiros, sobretudo na área da saúde e educação. No entanto, garantiu o pagamento da folha salarial dentro do mês trabalhado.
Sobre a limpeza urbana, que tem sido realizada de forma emergencial, o prefeito ressalta a necessidade do apoio da população para manter a cidade limpa. Ele também anunciou que obras de calçamento deverão ter início no mês de fevereiro.
Mão Santa fez uma introdução à fala do secretário de Fazenda, Paulo Aírton. Segundo ele, o trabalho está voltado ao planejamento e controle dos gastos públicos. O secretário disse ainda que recebeu a presença do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e que os fiscais constataram a necessidade do decreto de emergência.
“Eles chegaram aqui com uma ideia e saíram com outra totalmente diferente. Quando mostramos as dívidas acumuladas desde 2013, em torno de R$ 24 milhões, ficou comprovada a situação de emergência. A prefeitura não tem condições de pagar estas contas deixadas pelo prefeito anterior”, afirmou Paulo Aírton.
Fonte: Costa Norte.com

SEDUC realiza formação para gestores escolares da rede pública municipal



A formação acontece de 24 a 27 de janeiro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.



No intuito de capacitar os gestores da rede municipal de educação, dentro dos padrões estabelecidos pela legislação e, com ênfase na formação continuada, a Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta terça-feira (24) um seminário de 4 dias voltado à discussão e estudo das práticas pedagógicas para a boa formação do aluno.


O objetivo é alinhar os esforços da Secretaria com os gestores escolares, a fim de que possam juntos enfrentar os desafios e, adversidades sociais na busca por uma forma de contribuir com a melhoria dos indicadores educacionais.

A formação acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Roger Jacob, Secretário de Educação realizou a abertura do encontro, que também contou com a presença do vereador Daniel Jackson (PTC). O evento acontece das 08 às 16hs.

“As pessoas acreditam que todo o processo de educação é do professor. Sem dúvidas o papel do professor é fundamental e sem ele não tem educação, mas a política de educação é um conjunto de fatores, vai na limpeza da escola, na questão sanitária, na segurança, na manutenção da estrutura física, na qualidade do preparo do alimento que tem que ser servido para nossas crianças e, na qualidade pedagógica das aulas. Quem orquestra tudo isso dentro de uma escola é o diretor, é o gestor. Então nós, por orientação do prefeito Mão Santa, não podemos botar gestores dentro de uma escola, que não estejam preparados pra tocar e fazer de cada escola nossa um ambiente de ensino e aprendizagem adequado para nossas crianças”. Pontuou o Secretário de Educação Roger Jacob.

Por: Bruno Santana – Ascom SEDUC

Escola professora Albertina F. Castelo Branco - CAIC é a cara do abandono



A Escola, professora Albertina Furtado Castelo Branco - CAIC, é mais uma das unidades de ensino de Parnaíba que foi abandonada pelo ex-gestor, Florentino Neto Veras (PT), e que passa por muitos problemas estruturantes, às vésperas do período letivo.
O CAIC, que já foi considerado um dos colégios públicos mais tradicionais de Parnaíba, passa por inúmeros problemas de estrutura física. A quadra poliesportiva hoje não passa de um amontoado de escombros, tanto na parte interna como na parte externa principalmente os vestiários, que mais parecem uma cena de guerra. No segundo andar do prédio, o perigo é constante, nem as escadas escaparam da deterioração e da falta de manutenção. A parte interna do prédio - onde ficam as salas de aulas - a situação bem que poderia ser diferente, mas não é. Salas de aulas com janelas quebradas, luminárias dependuradas e sujeira, sem falar das péssimas condições de higiene dos banheiros são a tônica de uma instituição de ensino que, pelo visto, não passa por manutenções há um longo tempo.
A parte interna da instituição começa com a rua de acesso a Escola, que já foi motivo de promessa de outros gestores, mas ainda hoje não foi pavimentada, mesmo sendo apenas pouquíssimos metros que ainda se encontra no areal. Dentro da Escola o problema do acumulo de lixo e de matagal parece ser uma constante nas Escolas Municipais de Parnaíba. Assim como na Escola Roland Jacob, o CAIC preserva uma verdadeira floresta no seu entorno, servindo para esconderijos de meliantes e consumidores de drogas. 
Os problemas herdados pelo Prefeito Mão Santa e sua equipe de governo são homéricos. Colocar toda a estrutura de educação pronta para o inicio do ano letivo será um grande desafio para o atual gestor e o secretario de educação, Roger Jacob.
Alguns funcionários da Escola mantém a esperança que ,ao menos, os problemas mais graves e urgentes sejam sanados para que não prejudiquem o andamento das aulas nem o aproveitamento dos alunos.