INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

domingo, 30 de abril de 2023

Cuidado com o novo Golpe da internet

 As pessoas adeptas ao uso dos aplicativos bancários devem estar atentas para a segurança e a privacidade de seus dados, especialmente no que se refere a ação de cibercriminosos. Neste sentindo, o Nubank emitiu um comunicado importantíssimo como forma de alerta para que os seus clientes tomem cuidado com alguns golpes que estão sendo aplicados.

O fato do Nubank ser uma fintech do ramo financeiro que está em plena ascensão, com muitos clientes no Brasil e em outros países, faz com que os clientes do banco digital sejam visados pelos golpistas. Como não existem agências físicas e todas as operações devem ser realizadas por meio do aplicativo, os criminosos desenvolveram maneiras de aplicar golpes cada vez mais sofisticados.

Em meio as instabilidade que o banco apresentou nos últimos dias, com os clientes relatando nas redes sociais que o saldo total estava desaparecendo do app, o Nubank vem sendo um dos assuntos mais comentados. Para evitar que situações como esta aconteçam novamente, o banco digital está aprimorando o seu sistema de defesa e criou um mecanismo de segurança que todos os clientes precisam conhecer.

Nubank emite COMUNICADO importantíssimo para todos os clientes
Um aviso será enviado sempre que for detectada que a transferência é para uma conta suspeita. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como os golpes estão sendo aplicados?

00:15/01:06

Para entender melhor como os criminosos estão agindo, é preciso saber de que forma os golpes costumam ser aplicados. Eles podem acontecer de várias formas, mas três deles se destacam por estarem acontecendo com maior frequência e fazendo mais vítimas. Em sua maioria, os golpes são através de páginas falsas, de engenharia social e de promoções relâmpagos que oferecem dinheiro fácil.

As páginas falsas podem ser criadas a partir de semelhanças com o site do Nubank ou de outras empresas. O link é enviado para a pessoa que abre o site ou clica no anúncio e acaba tendo os seus dados roubados. As informações pessoais das vítimas são utilizadas na aplicação de novos golpes.

A engenharia social acontece quando os criminosos se passam por parentes e amigos das vítimas para induzirem a transferência de dinheiro do Nubank ou de outros bancos para a conta dos golpistas. O contexto é sempre de uma situação de emergência ou da promessa de retorno financeiro para roubar o dinheiro das vítimas.

Com as promoções falsas os golpes acontecem através de supostas oportunidades imperdíveis de comprar um produto mais barato ou de obter dinheiro fácil. A propagação costuma ocorrer através de apps de mensagens, como o WhatsApp. O que acontece nesses casos é o roubo de dados e de dinheiro da vítima.


Fonte: Nubank 

BANDA MOLECA 100 VERGONHA SOFRE ACIDENTE

 "Um grave acidente envolvendo uma ambulância e um ônibus da banda de forró Moleca 100 Vergonha, ocorrido durante a madrugada deste domingo(30/4), em trecho da BR-316, imediações da ladeira do Marreiro, zona rural de Elesbão Veloso, deixou mortos. No momento, PRF, SAMU e Corpo de Bombeiros se encontram no local realizando atendimentos acerca dessa ocorrência. Aguarde mais informações. "



PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

 

sábado, 29 de abril de 2023

Sesc Cajuína promove evento sobre dança e valorização da ancestralidade

 

_O grupo Afoxá apresentou espetáculo que fala sobre  preservação das manifestações culturais vindas da África com elementos nacionais._



 

O espetáculo “Semente de Cabaça” apresentou a coreografia que fala sobre ancestralidade na noite da última sexta-feira (28).  A performance artística foi de autoria do grupo Afoxá com o elenco composto por Samara Camila, Artenilde Silva Afoxá e Junior Afoxá. O evento faz parte do projeto “Quinta Dança”, promovido pelo Sesc Cajuína, que valoriza o corpo de dança em Teresina.



 

Após a atração, o elenco abriu espaço para o debate e tirou dúvidas da plateia sobre o processo de criação dos movimentos e objetos utilizados nas coreografias. Com o espetáculo, foi encerrada a temporada de trabalhos artísticos de dança que fazem alusão ao dia nacional da dança, iniciado no dia 28 de abril com a companhia José Nascimento na exibição da peça artística “Marias”.

 

Samara Camila faz parte do grupo Afoxá como bailarina, foi uma das personagens do elenco e explica como foi pensado e construído o espetáculo “Semente de Cabaça”. “Aqui a gente fez um grande processo de partilha dos nossos rituais em relação aos elementos da natureza. Então, trouxemos esses elementos concentrados em várias cenas, em vários momentos e como ponto principal trazemos as nossas raízes que estão ligadas às nossas ancestralidades”, comenta a bailarina.

 

Ana Dias apreciou o espetáculo e disse que, apesar de não ter muito contato com a dança, sentiu-se sensibilizada ao assistir à apresentação. Ela também recorda sobre a intimidade que tem com a cabaça. “Pra mim tem uma proximidade grande, porque eu sou capoeirista. Eu jogo capoeira e eu tenho a relação de afeto com a cabaça do meu berimbau. Eu acredito que isso trouxe um sentimento de proximidade, pois é um objeto que me traz uma relação intimista muito grande. Foi até uma nova forma de ver o instrumento”, destaca.

 


O grupo de cultura afro Afoxá atua desde 1996 nas periferias da capital, com o objetivo de preservar as manifestações culturais vindas da África com elementos nacionais. Sua atuação consiste em dança afro, música, estética e culinária negra.

Desvio de recursos para divulgação do País no exterior pode acabar com unidades de Sesc e Senac em mais de 100 cidades

 

_Projeto de Lei de Conversão que destina 5% da contribuição social de empresas acarretaria, também, o fechamento de 31 mil vagas gratuitas de ensino profissional e 7,7 mil da educação básica._ 


Caso sejam mantidos os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 09/2023, que desviam 5% dos recursos das contribuições sociais destinadas pelas empresas do setor terciário ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), existe o risco real de fechamento de unidades, desemprego e redução da qualidade reconhecida há 77 anos pelos trabalhadores brasileiros. 


A redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras. Seriam fechadas 36 unidades do Sesc, com corte de 1.994 empregos e deixariam de ser investidos R$ 121 milhões em atendimentos gratuitos. Também haveria diminuição de 2,6 milhões de toneladas de alimentos distribuídas por programas como o premiado internacionalmente Mesa Brasil Sesc, supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades físicas e recreativas. Também haveria o corte de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas. 


No caso do Senac, o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas. O fim das atividades representaria a demissão de 1.623 pessoas, além do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo. Em recursos destinados a atendimentos gratuitos, o corte seria de R$ 140 milhões. 


“A promoção do Brasil no exterior não pode ocorrer em detrimento dos interesses dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e das demandas sociais e educacionais do povo brasileiro”, afirma o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros. Para ele, o Sistema CNC-Sesc-Senac não pode ser prejudicado porque “as consequências serão sofridas pelos trabalhadores dos diversos segmentos econômicos e pessoas que mais necessitam da garantia do acesso aos serviços básicos e fundamentais previstos em nossa Constituição da República”. 


*Medida é inconstitucional*

A medida, que não foi discutida pela sociedade, retira recursos de cursos profissionalizantes, tão necessários para a melhoria da vida da população, e de serviços sociais que chegam, muitas vezes, a lugares onde o poder público não chega. 


Já é entendimento pacificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que os valores destinados ao Sesc e ao Senac não são recursos públicos e, portanto, devem ser utilizados exclusivamente para o fim o qual está estabelecido na Constituição Federal. A finalidade legal do Sesc é proporcionar programas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias. Somente em 2022, houve 5,4 milhões de pessoas inscritas em atividades como atendimentos médicos, odontológicos e de esporte, além de atividades sociais. E, ainda, 2,4 milhões de brasileiros são atendidos mensalmente pelo programa de combate à fome. Preocupado com a formação integral dos brasileiros, atualmente, há mais de 70 mil crianças e adolescentes matriculados nas escolas Sesc – que oferecem, gratuitamente, educação infantil e ensinos fundamental e médio de excelência reconhecida internacionalmente. 


Na mesma linha, o Senac foi criado por lei para organizar e administrar escolas de aprendizagem comercial e manter cursos práticos, de formação continuada ou de especialização para os empregados adultos do comércio. Anualmente, o Senac tem 1,4 milhão de alunos matriculados em educação profissional, sendo 550 mil pessoas atendidas de forma gratuita, com uma oferta de mais de mil cursos de formação inicial e continuada, educação profissional técnica de nível médio, graduação tecnológica e pós-graduação. A qualidade educacional é indiscutível, já que o índice de inserção no mercado de trabalho de pessoas formadas pelo Senac é de 71,5%. De toda a receita líquida da contribuição social destinada ao Senac pelos empresários brasileiros, 66,67% são aplicados diretamente em vagas gratuitas de ensino. 


Na área do Turismo, Sesc e Senac são referência internacional. Anualmente, o Senac promove a capacitação de aproximadamente 150 mil profissionais para a cadeia produtiva do turismo, com 30 cursos livres específicos, além de centenas de cursos para atuação no segmento de bares e restaurantes, por exemplo.  O Sesc é pioneiro do Turismo Social no Brasil, democratizando o acesso do público a este tipo de lazer. Em 2022, o Sesc teve 526 mil pessoas hospedadas em suas unidades hoteleiras, muitas delas atendidas por outros programas do serviço, como os voltados à terceira idade. 


O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac lembra que a possibilidade de retirar recursos de instituições que realizam um trabalho de comprovada e reconhecida qualidade não somente na formação e qualificação técnica dos trabalhadores, mas também na oferta e promoção do turismo para milhões de brasileiros é um retrocesso aos direitos dos trabalhadores do comércio e de seus familiares. “O Sistema CNC-Sesc-Senac repudia a proposta e confia na responsabilidade do Congresso Nacional para com os trabalhadores para evitar os prejuízos que afetam, direta e indiretamente, toda a sociedade. A medida, se concretizada, viola princípios constitucionais em relação aos quais tomaremos todas as medidas cabíveis para buscar a garantia da lei e do interesse maior da população brasileira”, enfatiza Tadros. 

 

*Números dos prejuízos à população* 

As perdas de 5% para o serviço social no Brasil proporcionado pelo Sesc representam: 

• menos R$ 121 milhões aplicados em atendimentos gratuitos; 

• redução de 2,6 milhões de toneladas de alimentos distribuídos; 

• menos 2,6 mil exames clínicos; 

• queda de 7,7 mil matrículas em educação básica; 

• redução de 37 mil atendimentos em atividades físicas e recreativas; 

• menos 2 mil apresentações culturais com público de 14 milhões; 

• fechamento de 36 unidades; 

• corte de 1.994 postos de trabalho; e 

• encerramento de atividades em 101 municípios. 


*As perdas de 5% para a educação profissional no Brasil representam:*

 

• queda de 7 milhões de horas-aula gratuitas; 

• perda de 31.115 matrículas gratuitas; 

• fechamento de 29 centros de formação profissional; 

• fechamento de 23 laboratórios em turismo; 

• corte de 1.623 postos de trabalho; e 

• encerramento de atividades em 95 municípios.