INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

domingo, 30 de abril de 2023

Cuidado com o novo Golpe da internet

 As pessoas adeptas ao uso dos aplicativos bancários devem estar atentas para a segurança e a privacidade de seus dados, especialmente no que se refere a ação de cibercriminosos. Neste sentindo, o Nubank emitiu um comunicado importantíssimo como forma de alerta para que os seus clientes tomem cuidado com alguns golpes que estão sendo aplicados.

O fato do Nubank ser uma fintech do ramo financeiro que está em plena ascensão, com muitos clientes no Brasil e em outros países, faz com que os clientes do banco digital sejam visados pelos golpistas. Como não existem agências físicas e todas as operações devem ser realizadas por meio do aplicativo, os criminosos desenvolveram maneiras de aplicar golpes cada vez mais sofisticados.

Em meio as instabilidade que o banco apresentou nos últimos dias, com os clientes relatando nas redes sociais que o saldo total estava desaparecendo do app, o Nubank vem sendo um dos assuntos mais comentados. Para evitar que situações como esta aconteçam novamente, o banco digital está aprimorando o seu sistema de defesa e criou um mecanismo de segurança que todos os clientes precisam conhecer.

Nubank emite COMUNICADO importantíssimo para todos os clientes
Um aviso será enviado sempre que for detectada que a transferência é para uma conta suspeita. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como os golpes estão sendo aplicados?

00:15/01:06

Para entender melhor como os criminosos estão agindo, é preciso saber de que forma os golpes costumam ser aplicados. Eles podem acontecer de várias formas, mas três deles se destacam por estarem acontecendo com maior frequência e fazendo mais vítimas. Em sua maioria, os golpes são através de páginas falsas, de engenharia social e de promoções relâmpagos que oferecem dinheiro fácil.

As páginas falsas podem ser criadas a partir de semelhanças com o site do Nubank ou de outras empresas. O link é enviado para a pessoa que abre o site ou clica no anúncio e acaba tendo os seus dados roubados. As informações pessoais das vítimas são utilizadas na aplicação de novos golpes.

A engenharia social acontece quando os criminosos se passam por parentes e amigos das vítimas para induzirem a transferência de dinheiro do Nubank ou de outros bancos para a conta dos golpistas. O contexto é sempre de uma situação de emergência ou da promessa de retorno financeiro para roubar o dinheiro das vítimas.

Com as promoções falsas os golpes acontecem através de supostas oportunidades imperdíveis de comprar um produto mais barato ou de obter dinheiro fácil. A propagação costuma ocorrer através de apps de mensagens, como o WhatsApp. O que acontece nesses casos é o roubo de dados e de dinheiro da vítima.


Fonte: Nubank 

Nenhum comentário:

Postar um comentário