O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, participou de uma reunião com o secretário da Educação do Piauí, Washington Bandeira Filho. O encontro aconteceu hoje (1°), na sala do Conselho da Fecomércio Piauí e serviu para discutir a realização de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Sistema Fecomércio para oferecer ensino técnico profissionalizante nas escolas de tempo integral do Estado.
Também participaram da reunião o diretor Regional do Sesc, Francisco Campelo Filho, a diretora Regional do Senac, Elaine Dias, a diretora Administrativa Financeira e de Operações do Sesc, Lara Costa, o superintendente de Educação Básica da Seduc, Antônio Amaral, o superintendente de Educação Profissional da Seduc, Paulo Henrique Pinheiro, e a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Cavalheiro.
Valdeci Cavalcante apresentou os centros de atividades do Sesc e do Senac no Piauí, além dos principais serviços que as entidades realizam no Estado. Em seguida, o secretário Washington Bandeira Filho apresentou dados sobre as escolas de tempo integral no Piauí e as metas que pretende realizar para ampliar e melhor as escolas do Piauí.
Uma das metas da Secretaria é aumentar em, pelo menos, 100 escolas de tempo integral no Piauí. “O governador Rafael Fonteles quer que o Estado caminhe para a universalização das escolas de tempo integral até 2026”, frisa o secretário da Educação.
Ele se articula para firmar parcerias com instituições do Sistema Fecomércio e demais entidades do Sistema S, visando expandir as atividades nas escolas de tempo integral do Piauí. “Buscamos implantar o ensino técnico profissional nas escolas de tempo integral”, explica o Washington Bandeira Filho. Das 96 escolas de tempo integral do Piauí, apenas 6 oferecem ensino técnico-profissionalizante.
A ideia é que as escolas de tempo integral, além da grade pedagógica, ofereçam cursos técnicos profissionalizantes. “No primeiro turno os alunos assistem às aulas básicas e no segundo turno, eles tenham estudos orientados, onde vão responder as tarefas que deveriam fazer em casa. A ideia é que o aluno faça tudo dentro da escola”, reforça o secretário.
Conhecido no Piauí pelas ações empreendedoras e por defender a educação como forma de transformar a sociedade, Valdeci Cavalcante, frisou que é importante os jovens terem acesso ao ensino técnico profissionalizante em escolas de tempo integral.
“Eu aprendi a fazer muitas coisas na escola, inclusive a empreender. Quando eu era criança, torneava piões de madeira na marcenaria da escola e vendia para meus colegas”, recorda Cavalcante.
Valdeci Cavalcante disse que a entidade firma parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas visando ampliar os serviços do Sesc e do Senac no Piauí.
Escolas de tempo
A Rede Pública do Piauí conta com 96 escolas de tempo integral, distribuídas em Teresina e mais 50 municípios.
70 escolas de ensino médio
12 escolas de ensino fundamental e ensino médio
8 escolas ensino fundamental
6 escolas educação profissional
8 horas/dia com aulas de 60 minutos
26 mil estudantes matriculados
Nenhum comentário:
Postar um comentário