INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Piauí: mãe que teve filhos mortos pelo companheiro teria participado do crime

O juiz José Carlos Amorim, da comarca de Canto do Buriti havia determinado a prisão de Joelma Pinto Costa, mãe de duas crianças mortas em outubro de 2018 na cidade de Brejo do Piauí. Sua prisão se deu por omissão, mas também há evidências de sua participação no crime. As informações são do Tribunal de Justiça do Piauí.

Originalmente, a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual era direcionada apenas ao companheiro da mãe das vítimas, Danilo Veras dos Santos, pai da menina e padastro do menino. Por se tratar de homicídios de menores de idade, o processo tramita em segredo de justiça.
No dia 8 de janeiro de 2018, durante a realização de audiência de instrução, após a oitiva de cinco testemunhas de acusação, o Ministério Público Estadual, por meio do promotor José William Luz, requereu a suspensão do ato processual com o objetivo de aditar a denúncia (incluir o nome de outro indivíduo não constante na queixa ou denúncia original), em função de indícios de participação da genitora das vítimas nos dois homicídios.
juiz José Carlos Amorim recebeu o aditamento e, de forma fundamentada, leu a imputação de que a mãe dos menores passava a ser acusada, declarando o prazo legal de 10 dias para que a denunciada responda à ação, por meio de advogado particular ou defensor público nomeado.
Na sequência, o magistrado, após pedido do Ministério Público, constatou haver motivos suficientes para decretação da prisão preventiva da genitora das vítimas, determinando seu recolhimento e mantendo a prisão preventiva do acusado originário.
Após a apresentação da resposta da parte denunciada à acusação, no prazo acima mencionado, o magistrado fará a análise da defesa, e, se não configurar causa legal de absolvição, deverá ser designada audiência de instrução para que a acusada possa se defender no devido processo legal.
Sobre o crime
Kaio da Costa Sousa, de 11 anos, e Maria Vitória Veras dos Santos, de apenas cinco meses, foram agredidos por Danilo Veras dos Santos na cidade de Brejo do Piauí. Ele padrasto do menino e pai da menina, que sofreu abusos sexuais praticados por ele.
Kaio morreu na casa em que a mulher vivia e a menina chegou a ficar internada, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O menino foi estrangulado por Danilo até a morte e Maria Vitória também apresentava sinais de agressão.
Joelma teve a prisão decretada por ter tido meios necessários de evitar a morte das crianças, já que não era  a primeira vez que os ataques aconteciam.
Ela foi encaminhada para uma penitenciária de Teresina e Danilo permanece preso em São Raimundo Nonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário