INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ministro autoriza Convênio inédito para circulação de ônibus entre Teresina e Timon

A solenidade de assinatura do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana entre Timon/MA e Teresina/PI, que delegará aos dois municípios a gerência do Transporte Público contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, acompanhado do deputado federal Silas Freire (PR-PI) , que intermediou a solução para o impasse, além do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres- ANTT Jorge Bastos.
Após 40 anos de monopólio do transporte coletivo interestadual e após muitos esforços do deputado federal Silas Freire e do deputado federal maranhense Weverton Rocha(PDT), a assinatura da documentação é o primeiro passo para que a população tenha disponível mais linhas, mais conforto e mais qualidade “É uma das poucas vezes que agência federal abre mão desse tipo de gerenciamento, mas com o nosso intermédio junto ao ministro dos Transportes, que é do meu partido, ele teve a sensibilidade de favorecer a população de Teresina e Timon. Agora acabou o monopólio e vai ganhar a empresa que prestar o melhor serviço”, destacou Silas Freire.
Até então, a responsabilidade pela a gerência do transporte entre Timon e Teresina cabia a ANTT por se tratar de uma mobilidade interestadual. Essa luta pela autorização junto a ANTT se consolidou após reunião com o Ministro dos Transportes, viabilizada pelo deputado Silas Freire e que definiu pela delegação do transporte público interestadual aos municípios em questão.
O Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues destacou a articulação política em torno do convênio “Trabalhei nesse convênio mas se não fosse as duas bancadas federais não estaríamos aqui hoje. Especialmente o deputado Silas que intermediou todo esse processo para ajustar tudo isso e nós nos comprometemos a cumprir as datas programadas: hoje para o Consórcio e no dia 6 de abril para o chamamento público, onde já vamos saber a empresa que vai ser a responsável pelo transporte” explicou o ministro.
Agora cabe as duas prefeituras cuidar e oferecer um transporte coletivo de qualidade à população. O consórcio contará com 30 membros compostos de servidores municipais de Timon e Teresina indicados pelas prefeituras. Nos dois primeiros anos, o consorcio será presidido pelo Prefeito Luciano e posteriormente em alternância de dois em dois anos pelos futuros prefeitos de Teresina e Timon.
O Consórcio vai gerir, planejar, regular e fiscalizar o serviço do transporte interestadual entre Timon e Teresina. A ANTT já abriu o chamamento público nacional em que empresas de todo o país podem participar da concorrência e serem selecionadas para explorarem novas linhas de ônibus entre as duas cidades. Esse chamamento é emergencial, pois o consórcio tem até 1 ano e 6 meses para realizar uma licitação definitiva.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário