INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Juiz José Gutemberg fala sobre acúmulo dos processos na Justiça Federal

Renneé Fontenele | 05/02/2016 |



Em virtude da grande quantidade de processos acumulados, o Juiz Federal José Gutemberg de Barros Filho falou à reportagem de Gláucio Júnior, nesta manhã de 5 de fevereiro, no Fórum em Parnaíba. A quantidade dos processos chega a sete mil.

Para o magistrado, a abrangência territorial da Justiça Federal em Parnaíba é um dos principais motivos pelos quais o acúmulo aconteça. Segundo ele, Parnaíba atende toda a Região Norte do estado piauiense.

“A Justiça Federal em Parnaíba abrange toda a Região Norte do Piauí, começando em Piracuruca, Cocal, Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, e outros municípios da Região... Uma abrangência territorial grande, daí esse acúmulo de processos”, destacou Gutemberg.

A importância da Justiça Federal é inegável, sobretudo porque ela atua em crimes de desvio de verbas, assalto a bancos, crimes federais, enfim, além de sua atuação cível.

“É importante destacar que ainda funciona o Juizado Especial Federal, atuando em causas com valores até 60 salários mínimos. Somente em 2015, o Juizado Especial Federal de Parnaíba efetuou pagamentos devidos na ordem de três milhões e oitocentos mil reais, um dinheiro que entrou diretamente na economia local, fora os benefícios que foram implantados, ou seja, aposentadorias, auxílio-doença, benefícios assistenciais... Tudo isso tem uma repercussão econômica muito forte, diretamente na camada da população que mais precisa...”, finalizou o magistrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário