INSTITUTO WANDA HORTA

INSTITUTO WANDA HORTA
QUALIFICANDO PARA A VIDA

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Recriar comissão é principal vitória do governo


Chancela do Senado é última muralha da guerra do impeachment
2
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
Para o Palácio do Planalto, a principal vitória de hoje é a possibilidade de dar uma nova composição à comissão especial da Câmara que analisará o pedido de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A decisão de hoje do STF (Supremo Tribunal Federal) de anular a comissão eleita por voto secreto na semana passada é uma derrota da oposição e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Essa chance de eleger com voto aberto uma nova comissão é mais importante do que dar a última palavra ao Senado caso dois terços da Câmara (342 deputados) autorizem a abertura do processo de impeachment. Nessa hipótese, estará criado um ambiente político muito desfavorável ao governo, o que dificultaria a possibilidade de o Senado barrar o impedimento presidencial.
Mas funciona como uma última muralha numa guerra que está longe de acabar e que tem lances importantes, como o acirramento da guerra no PMDB entre governistas e oposicionistas.
O vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, passaram os últimos dias trocando críticas públicas. Renan está se alinhando à defesa do mandato de Dilma. A presidente e o vice disputam o poder, o que se reflete na disputa interna peemedebista.
Ouça o comentário na CBN:

Nenhum comentário:

Postar um comentário