O Rotary Parnaíba, com apoio da Fiepi, Fecomércio e Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Piauí, realizará no dia 4 de março a 3ª edição do Fórum Desatando Nós – Parnaíba para o Mundo. O evento, que tem o economista e rotariano Roger Jacob como organizador, terá a participação de palestrantes de grande expressão que falarão sobre estratégias de desenvolvimento, inteligência estratégica, geopolítica internacional e outros temas importantes para a formulação de políticas de desenvolvimento.
Programação:
Horário | Evento |
8:30 – 8:45 | Abertura |
8:45 – 10:15 | Estratégias de Desenvolvimento Regional, experiências e reflexões sobre o Piauí.
Dr. Felipe Mendes
|
10:15 – 10:30 | Coffe – Break |
10:30 – 12:00 | Os programas estratégicos de defesa e a C&T como estratégia nacional de desenvolvimento e segurança. – Coronel Simões |
12:00 – 14:00 | Intervalo para almoço |
14:00 – 15:30 | A inteligência estratégica, da teoria à prática.
Professor Teixeira
|
15:30 – 15:45 | Coffe-Break |
15:45 – 17:15 | Um olhar crítico sobre a geopolítica internacional.
Prof. Dra. Selma Gonzales
|
17:15 – 18:00 | Debates |
18:00 | Encerramento |
MEDIADOR DOS DEBATES: ANTÔNIO DE PÁDUA FRANCO RAMOS -Advogado e Administrador. Carreira básica: TDE – Técnico em Desenvolvimento Econômico do Banco do Nordeste. Assessor do Ministério do Planejamento / IPEA. Secretário do Planejamento do Estado do Ceará. Secretário do Planejamento do Estado do Piauí. Presidente do BEC – Banco do Estado do Ceará. Presidente do BEP – Banco do Estado do Piauí. Superintendente Adjunto da SUDENE. Superintendente do SEFIEC – Superintendente Geral do Sistema FIEC – Federação das Indústrias / CE. Professor titular da UECE – Universidade Estadual do Ceará. Pró Reitor de Planejamento Social da UECE. Autor dos livros: Em Busca do Ângulo Alfa (planejamento social); e Manual do Desenvolvimento Municipal.
OS PALESTRANTES DO 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DESATANDO NÓS – PARNAÍBA PARA O MUNDO, SÃO:
MAJOR SELMA LÚCIA DE MOURA GONZALES – Doutora em Geografia Humana (Política) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Gestão do Espaço Regional pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Ensino de Geografia e graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui o curso de Aperfeiçoamento em Conhecimentos Militares e especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares. Tem experiência como docente em Geografia, Geopolítica e metodologia da pesquisa científica. Foi analista e atuou no monitoramento de eventos para elaboração de cenários prospectivos no Centro de Estudos Estratégicos do Exército. É pesquisadora na área de Geografia Política, pesquisando os seguintes temas: novas geopolíticas, gestão do território, territorialidade militar, defesa, Forças Armadas e sociedade e inserção da mulher nas Forças Armadas. Atualmente, exerce a função de professora e pesquisadora nos programas de pesquisa e pós-graduação do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na área de “estudos da paz e da guerra” e é coordenadora de curso da Escola Superior de Guerra, campus Brasília.
CORONEL DA FORÇA AÉREA JOSÉ AUGUSTO SIMÕES AMARO – Extensa experiência na área da Administração Pública, construída com a atuação como gestor em diversas funções nas organizações do Comando da Aeronáutica, durante 27 anos, associada à formação acadêmica na área de Administração Pública e Direito Administrativo. Atualmente, coordena a Divisão de Políticas, na Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, responsável pela Política Nacional da Indústria de Defesa e pela normatização e avaliação dos Planos de Nacionalização da Indústria de Defesa. Atuação como professor nos seguintes cursos: MPA do IBMEC-DF, MBA Logística do GETRAM/IDP, Curso de Analista Internacional de Defesa (ESG/DF), Curso Superior de Política Estratégica (ESG-DF) MBA do IESB de Controladoria e Finanças.
RAIMUNDO TEIXEIRA DE ARAÚJO – Oficial de Inteligência (Analista), formado pela Escola Nacional de Informações (ESNI/DF), bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão. Conferencista Emérito e Professor de Inteligência Estratégica, Contra-inteligência na Escola Superior de Guerra, Professor de História da Inteligência na Academia Nacional de Polícia Federal, Professor Palestrante sobre A Atividade de Inteligência na Academia da Força Aérea, na Escola de Inteligência do Exército, no Centro de Inteligência da Marinha e no Centro de Inteligência da Aeronáutica. Condecorado com a Medalha do Mérito Aeronáutico e com a Medalha do Pacificador . Autor das obras: História Secreta dos Serviços de Inteligência, Manual de Inteligência Estratégica e Manual de Segurança de Autoridades.
DR. FELIPE MENDES DE OLIVEIRA – Economista graduado pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Consultoria Industrial para Pequenas e Médias Empresas pela SUDENE em 1973, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. Foi Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí (aposentado), Secretário de Fazenda do Estado do Piauí (1975-1977) Secretário de Planejamento do Estado do Piauí (1977-1982 e 2001-2002), Pró-Reitor de Planejamento da UFPI (1983-1984,) Assessor Especial do Superintendente da SUDENE, para Área de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Social (1984-1985), Secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina (2005, janeiro a março), Secretário-Executivo do Ministério das Cidades (2005, outubro), Secretário de Finanças da Prefeitura de Teresina (2005, março a outubro – 2010 (março) Diretor Geral Administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (2011-2012). Mandatos eletivos: Deputado Federal Constituinte (1987-1991). Deputado Federal (1991-1994). Deputado Federal (1995-1999). Vice-Governador do Piauí (Nov/2001 – Dez/2002) Atualmente é Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Principais trabalhos escritos: A Implantação dos Sistemas de Conta Única e Programação Financeira no Estado do Piauí – primeiros resultados – Teresina: SEPLAN-PI, 1972. Formação Econômica do Piauí, in SANTANA, R. N. Monteiro de, Piauí – Formação, Desenvolvimento e Perspectivas. Teresina: FUNDAPI, 1995 (p. 55-81). Economia e Desenvolvimento do Piauí (1662-2002). Teresina: Fundação Monsenhor Chaves, 2003.
FONTE:ACESSO 24 HORAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário